Inaugurado inacabado, Centro de Nefrologia deve ser aberto até dia 20
Cotidiano 10/04/2018 09h05Por F5 News
A Secretaria da Saúde de Sergipe tem até o dia 20 deste mês para colocar em funcionamento o Centro de Nefrologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). O prazo foi estabelecido pelo governador Belivaldo Chagas durante reunião com o secretário da Saúde, Almeida Lima, na noite desta segunda-feira (9), após a repercussão negativa da inauguração do prédio antes da conclusão da obra.
Imagens e vídeos do Centro desmontado um dia após a inauguração circularam nas redes sociais neste final de semana. Sabendo da situação, o novo governador Belivaldo Chagas fez uma visita surpresa à unidade hospitalar, nesta segunda-feira (9), e cobrou uma explicação do secretário de Saúde.
Com o novo prédio, o Serviço Nefrológico (Senefro), que tinha oito pontos de hemodiálise, recebeu 40 novos leitos e terá a capacidade de atendimento dobrada, passando a ter 16 leitos de hemodiálise e 32 leitos de internamento. O Huse recebe diariamente cerca de 30 pacientes.
Segundo a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), no estado existem 2.401 pacientes renais. Desses, 1.200 estão fazendo tratamento dialítico (hemodiálise ou diálise peritoneal), o restante são pacientes agudos, que não precisam de diálise e fazem o tratamento conservador, ou são transplantados.
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes