IFS abre chamada pública com 494 vagas para cursos técnicos e superiores
Matrículas vai de 1º a 18 de outubro, com reserva de vagas para cotistas e pessoas com deficiência Cotidiano | Por F5 News 01/10/2024 15h31 - Atualizado em 01/10/2024 15h44O Instituto Federal de Sergipe (IFS) abriu nesta terça-feira (1) até o dia 18 de outubro, uma chamada pública para preenchimento de vagas em cursos técnicos subsequentes e superiores. No total, estão disponíveis 357 vagas para cursos técnicos subsequentes e 137 para cursos superiores, distribuídas entre os campi de Aracaju, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Propriá, Socorro, Itabaiana e Tobias Barreto.
Os candidatos interessados em cursos superiores devem apresentar, além do comprovante de conclusão do Ensino Médio, o boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente aos anos de 2013 a 2023. O boletim deve conter as notas mínimas exigidas nas áreas de Linguagens, Matemática e Redação, conforme especificado no edital.
Já para os cursos técnicos subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio e apresentar documentos como certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, histórico escolar e comprovantes de regularidade eleitoral e militar, conforme as exigências para cada caso.
Caso o candidato ainda esteja cursando o 3º ano do Ensino Médio, será aceita uma declaração de conclusão dentro do prazo de 30 dias, sob pena de cancelamento da matrícula, caso o histórico escolar não seja entregue no período estipulado. Além disso, a documentação inclui comprovante de residência atualizado e uma foto 3x4.
O IFS também informou que reserva 5% das vagas de ampla concorrência para pessoas com deficiência, e segue a Lei Nº 12.711/2012, que determina a destinação de 50% das vagas para cotistas oriundos de escolas públicas, com parte delas destinada a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.
Os interessados podem acessar os editais completos e obter mais informações no site oficial do processo seletivo do IFS.