Huse dobra capacidade de atendimento com nova unidade de radioterapia | F5 News - Sergipe Atualizado

Huse dobra capacidade de atendimento com nova unidade de radioterapia
Cotidiano 05/04/2018 12h00 - Atualizado em 05/04/2018 12h07


Por Saullo Hipolito*

Depois de 17 anos, Sergipe recebe novas máquinas de radioterapia. Com uma luta de três anos, enfim o Grupo Mulheres do Peito pode comemorar a entrega, nesta quinta-feira (5), da nova unidade de Radioterapia, localizada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no Capucho, zona Oeste de Aracaju.

Sergipe passa a ter três máquinas de radioterapia (uma sendo consertada após cerca de 80 dias parada) para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e de outros estados.

A entrega do bunker e do novo acelerador linear promete melhorar o atendimento dos pacientes de todo território sergipano e de estados vizinhos.

Segundo o superintendente do Huse, Luiz Eduardo Prado, as funções diárias de radioterapia serão duplicadas para 140. “Com um aparelho muito mais ágil e desenvolvido, que poderá zerar a fila de espera mais rapidamente”, disse Eduardo.

No momento, segundo o superintendente, há 250 pacientes na fila de espera, um número bastante expressivo. 

Jesus Bianchi, primeiro paciente a utilizar a nova máquina de radioterapia, ainda quando estava em fase de testes, em dezembro, afirma que se sente mais confiante. “Estou muito feliz, agradeço a Deus. A espera foi longa, mas valeu a pena, estou na minha 13ª sessão de 35 e espero minha recuperação o mais rápido possível”, disse o paciente, que aguardou cerca de quatro meses para o início do tratamento.

A presidente do Grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba (foto), afirma que a entrega irá melhorar o atendimento aos pacientes e aliviar uma preocupação com a possibilidade de novos casos em Sergipe.

“É um passo importantíssimo, até porque  estão previstos cinco mil novos casos de câncer para Sergipe e para Aracaju mil e quinhentos casos de câncer. Sabemos que duas máquinas é pouco para essa demanda, mas melhora”, afirma.

Para receber o novo acelerador linear, o Ministério da Saúde investiu R$ 2.129.997,03 na construção do bunker, a obra integra o Plano de Expansão do Ministério. Os aparelhos recebidos pelo Huse são 3D, ou seja, mais avançados  do que o do Hospital de Cirurgia, que é 2D.

Com saudades, mulheres que perderam suas vidas há três anos nessa luta foram lembradas por Galba: Ivinha Leite, Adriana Costa, Conceição, Neinha, Sara Núbia e dona Valdelice.

“Vale lembrar que o tratamento oncológico não se restringe à radioterapia, queremos que o tratamento de quimioterapia avance, que não falte remédios, que exames sejam feitos regularmente e sem demora. Não é o número essencial de máquinas, mas já ajuda bastante.”, afirma a presidente Galba.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Fotos: F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução
01/11/2024  17h23 Funcionários de empresa que presta serviço à Energisa sofrem descarga elétrica
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Arquidiocese de Aracaju
01/11/2024  17h14 Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora inicia novenário e festa da padroeira
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Heitor Xavier
01/11/2024  16h44 São Cristóvão define rotas de ônibus gratuitos para o Enem; confira
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
 Maria Odília/Seduc
01/11/2024  16h39 Revisão Final do Enem acontece hoje (1º) no Ginásio Constâncio Vieira
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
James Chan/Pixabay
01/11/2024  16h30 Confira a programação das missas de Todos os Fiéis Defuntos em Aracaju neste sábado (2)
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado