Hemose tem baixo estoque de sangue
Cotidiano 23/01/2012 15h33Embora os pedidos sejam contínuos, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) continua com baixo estoque de bolsas de sangue. Na manhã dessa segunda-feira (23), em entrevista ao jornalista André Barros no Sergipe Notícias, TV Atalaia, Roberto Gurgel, diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), falou sobre esse problema. Sem esquecer o ato tendencioso dos policiais que fizeram fila para doar sangue na última quinta-feira (19), o diretor ressalta que esse ato não deve ser momentâneo e sim perene durante o ano de 2012.
Segundo Roberto Gurgel, não é necessário estar em jejum ou dirigir-se ao local logo cedo para fazer a doação. “Muito pelo contrário. Nós, inclusive, estimulamos as pessoas para que elas comam antes e a doação pode ser feita a qualquer hora”, revela. Também é possível agendar a doação, já que se trata de um procedimento em etapas, que demanda tempo,onde a pessoa pode escolher o horário de menos fluxo. Para realizar a doação é necessário fazer um cadastro e, para isso, o doador precisa estar com um documento oficial.
Jovens a partir de 16 anos, desde que estejam com a autorização dos pais, podem fazer doação. Além disso, outra questão importante é o peso. Apenas pessoas com peso acima de 50kg podem ser doadores. O diretor geral destacou ainda a pouca participação das mulheres nas doações. “Constatamos nas estatísticas de sangue que a mulher está doando muito pouco. Ainda existe aquele tabu de menstruação, mas isso não existe. Apenas 15% das doadoras são mulheres. Espero que elas atendam o nosso pedido e compareçam ao Hemocentro”, ressalta.
Do Sergipe Notícias, TV Atalaia
Prévia carnavalesca acontece entre estes dias 8 e 10, na Orla da Praia de Atalaia
Julgamento pelo homicídio do universitário Henrique Matos começa nesta segunda-feira
De cada 100 brasileiros, oito vivem em comunidades do país, de acordo com o IBGE
Segundo levantamento da FAO, Brasil aplicou 719,5 mil toneladas desses produtos em 2021
Cuidados são importantes para garantir uma festa mais tranquila