Gripe: 460 mil pessoas devem ser vacinadas em Sergipe
Cotidiano 18/04/2018 16h55 - Atualizado em 18/04/2018 17h43Por F5 News
Cerca de 460 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Sergipe, segundo meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). O número corresponde a 90% do público alvo.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a influenza começa na próxima segunda-feira (23) em todo o país e segue até o dia 1º de junho.
O dia 12 de maio foi escolhido para ser o “Dia D” de mobilização para multivacinação, que tem também a finalidade de atualizar as cadernetas de vacinas.
Os grupos prioritários a serem vacinados contra a influenza são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
Segundo a gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, Sergipe receberá do Ministério da Saúde até o final da campanha 562.700 doses da vacina. Todas as unidades de saúde dos municípios estarão disponibilizando a vacina e o objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes pela influenza da população que é público alvo.
“É importante que os grupos prioritários procurem uma unidade de saúde para receber a vacina e ser imunizado contra a influenza. A gripe, a depender da situação clínica do indivíduo, pode evoluir e gerar complicações graves. Portanto, a vacina é a melhor forma de prevenção à doença e nossa meta é vacinar mais de 400 mil pessoas.”, ressalta.
A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a influenza B.
Gripe
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para as complicações da infecção.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
*Com informações da SES
Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na Rodovia SE-220
Expansão garante maior segurança alimentar e nutricional à população em situação de vulnerabilidade
Suspeito estava com o entorpecente em um veículo no Conjunto Fernando Collor
Prisões aconteceram nesta quinta (31). Um dos suspeitos já havia sido detido por tráfico
Parque estará com decoração natalina entre os meses de novembro a janeiro