Gripe: 460 mil pessoas devem ser vacinadas em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Gripe: 460 mil pessoas devem ser vacinadas em Sergipe
Cotidiano 18/04/2018 16h55 - Atualizado em 18/04/2018 17h43


Por F5 News

Cerca de 460 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Sergipe, segundo meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). O número corresponde a 90% do público alvo.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a influenza começa na próxima segunda-feira (23) em todo o país e segue até o dia 1º de junho.

O dia 12 de maio foi escolhido para ser o “Dia D” de mobilização para multivacinação, que tem também a finalidade de atualizar as cadernetas de vacinas.

Os grupos prioritários a serem vacinados contra a influenza são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Segundo a gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, Sergipe receberá do Ministério da Saúde até o final da campanha 562.700 doses da vacina. Todas as unidades de saúde dos municípios estarão disponibilizando a vacina e o objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes pela influenza da população que é público alvo.

“É importante que os grupos prioritários procurem uma unidade de saúde para receber a vacina e ser imunizado contra a influenza. A gripe, a depender da situação clínica do indivíduo, pode evoluir e gerar complicações graves. Portanto, a vacina é a melhor forma de prevenção à doença e nossa meta é vacinar mais de 400 mil pessoas.”, ressalta.

A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a influenza B.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para as complicações da infecção.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

*Com informações da SES

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação BPRv
01/11/2024  11h41 Motociclista morre após cair em buraco Aquidabã
Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na Rodovia SE-220
Ascom Seasic
01/11/2024  09h55 Programa Prato do Povo é ampliado para mais oito municípios sergipanos
Expansão garante maior segurança alimentar e nutricional à população em situação de vulnerabilidade
Divulgação PMSE
01/11/2024  09h04 Homem é preso com 4kg de drogas em Nossa Senhora do Socorro
Suspeito estava com o entorpecente em um veículo no Conjunto Fernando Collor
Divulgação SSP
01/11/2024  08h57 Três pessoas da mesma família são presas por tráfico em Capela
Prisões aconteceram nesta quinta (31). Um dos suspeitos já havia sido detido por tráfico
Ascom Emsurb
01/11/2024  08h45 10 milhões de pontos de luz vão encantar aracajuanos e turistas na Sementeira
Parque estará com decoração natalina entre os meses de novembro a janeiro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado