Governo faz nova proposta aos professores
Às 15 horas da tarde de hoje a categoria realiza uma assembleia no Instituto Histórico e Geográfico para discutir a proposta e o rumo da greve Cotidiano 23/05/2011 16h22
As salas de aula amanheceram vazias na manhã desta segunda-feira, 23 em quase todas as escolas públicas do Estado por conta da greve dos professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), somente a escola Dioemedes Silva em Nossa Senhora do Socorro está funcionando. O governo apresentou uma proposta à direção do movimento grevista ainda nesta manhã. Às 15 horas da tarde de hoje, a categoria realiza uma assembleia no Instituto Histórico e Geográfico para discutir a proposta e o rumo da greve.
No Colégio Atheneu Sergipense somente a coordenação está funcionando. De acordo com o diretor da escola Genaldo Freitas, somente está sendo realizado o trabalho administrativo.
“Estamos fazendo apenas procedimentos administrativos como atualizar o sistema dos alunos. É justo que os professores façam a paralisação, mas em toda greve ocasiona um atraso nas aulas e, se ela perdurar por muito tempo, os alunos que fazem o vestibular já no mês de novembro podem ficar prejudicados. Vamos aguardar o final e, em seguida, fazer a reposição das aulas”, destaca.
Proposta
O Governo já apresentou uma proposta para os professores na manhã desta segunda-feira, 23. A reportagem do Portal Infonet teve conhecimento de parte dela. O governo ofereceu o pagamento do piso para os professores de forma parcelada para todos os níveis. Outra questão é com relação aos professores de nível I que ainda não possuem diploma de curso superior. Ainda restam 380 professores de nível I e nas três propostas anteriores, o governo pretendia a extinção do nível I nos próximos concursos. Nesta manhã, o governo fez uma nova proposta sobre essa questão.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a expectativa é que os professores aceitem as propostas e voltem para as salas de aula. “Nós estamos muito otimistas que a categoria aceite a proposta e volte à sala de aula”, cita.
Rodrigo de Freitas assume a presidência e destaca a importância da entidade
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem