Governo de Sergipe promove 80 oficiais do Corpo de Bombeiros e Polícia
Solenidade aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças Cotidiano 27/12/2011 08h43O Governo de Sergipe promoveu 47 oficiais, sendo 33 da Polícia Militar e 14 do Corpo de Bombeiros, em solenidade ocorrida na noite desta segunda-feira, 26, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, no bairro América, em Aracaju. A promoção foi prestigiada por autoridades e pais de oficiais, que não esconderam a satisfação em ter um ente da família elevado na hierarquia da patente militar.
“Este é um momento importante porque é uma das maiores promoções de oficiais superiores da história da Polícia Militar de Sergipe. Nós estamos apostando na renovação dos quadros de comando da Policia Militar e Corpo de Bombeiros”, disse o governador Marcelo Déda, ao lembrar da sanção da chamada 'Lei dos Coronéis', que permitiu a passagem para a reserva de diversos coronéis que completaram 25 anos de serviço e exerceram a função de comando nas respectivas corporações.
Segundo o governador, o número excessivo de coronéis que havia na corporação fora provocado por promoções realizadas em administrações anteriores que não obedeceram rigorosamente aos critérios e ao adequado número de vagas existentes. “Esse foi um impasse que buscamos resolver com essa nova lei, reconhecendo o trabalho desempenhado pelos oficiais que foram para a reserva, onde fiz questão de agradecer pessoalmente a cada um que atendeu nosso convite e participou da solenidade”, argumentou o governador.
Segundo ele, da mesma forma, todos os oficiais promovidos nesta solenidade foram recebidos pessoalmente pelo governador, numa demonstração de respeito e consideração pelo trabalho desempenhado pelos oficiais militares.
Alegria e Orgulho
Déda também falou da alegria e orgulho em participar de solenidades dessa natureza onde é possível constatar a emoção dos promovidos pelo reconhecimento de seu trabalho e dedicação, bem como de presenciar a alegria de familiares e amigos dos que dedicam suas vidas às corporações militares. “É com o coração cheio de alegria que retorno a esse centro de formação para mais uma vez comandar uma solenidade de promoção de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe”, disse Déda.
Segundo o governador, a expectativa é de que os novos oficiais superiores incorporem uma nova filosofia dos altos postos de comando dos Bombeiros e da Polícia. “A alta oficialidade da Polícia e dos Bombeiros deve levar uma nova mensagem de renovação, de organização, de melhoria na prestação de serviços, e de permanente atuação em defesa da sociedade sergipana”, mencionou.
Ainda de acordo com Déda, as corporações passam por um processo que já viabilizou uma nova política salarial que transformou Sergipe no Estado que mais investe em segurança pública em toda a região Nordeste. “Estamos dando passos significativos para a modernização da polícia, e esta promoção é um dos capítulos do nosso projeto para uma nova polícia. No próximo ano, estaremos enviando à Assembleia Legislativa novas leis para avançar no campo institucional nesse programa de modernização que só tem um objetivo, que é melhorar a eficiência das polícias e dos bombeiros, dar mais segurança à população e fazer de Sergipe um estado com mais paz. Hoje, a PM de Sergipe é a segunda mais bem paga do Brasil, só o Distrito Federal paga melhor”, reiterou o governador, ao afirmar que está analisando todas as reivindicações enviadas para buscar aperfeiçoar diversos mecanismos no funcionamento das corporações.
Motivação
Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel PM Aelson Resende, a promoção é um dos elementos mais importantes na motivação dos policiais militares, pois é o reconhecimento de um bom trabalho prestado. “Sendo por antiguidade ou merecimento, a promoção é um elemento motivador e que faz sempre que com a corporação evolua e os militares sempre busquem realizar um bom serviço”, destacou.
Já o coronel Nailson Santos, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, destacou a importância da valorização e qualificação dos profissionais militares sergipanos. “Este é um momento histórico na vida de cada um destes profissionais que buscou se capacitar e melhorar a sua atuação para esta promoção. Este é sempre um momento de destacada importância na vida da corporação militar”, sentenciou.
Oficiais Promovidos
Na Polícia Militar, por merecimento foram promovidos:
Ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais da Polícia Militar (QOPM) os Tenentes Coronéis: Carlos Augusto Lima Bispo (chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado), Augusto César de Oliveira Santos, José Enilson Aragão, José Pereira de Andrade Filho e Edmilson Batista Barros.
Ao posto de Coronel do Quadro Complementar de Oficiais da Polícia Militar (QCOPM) o Tenente Coronel Luís Fernando Silveira Almeida.
Ao posto de Coronel no Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar (QOSPM) o Tenente Coronel Marcos da Silva Gomes.
Critério Antiguidade
Foi promovido ao posto de Tenente Coronel QOSPM o Major Carlos Alberto Campos Cardoso.
Ao posto de Major QOAPM o Capitão Bonifácio Lopes Santos.
Ao posto de Capitão QOAPM os 1ºs Tenentes: Raimundo Secundo de Souza, Edson de São José, Valdoilson Gomes dos Santos.
Ao posto de 1º Tenente QOAPM os 2ºs Tenentes: José Jorge Alves De Souza, Ubirajara Lima, José Antonio Do Nascimento, Roberto Messias Santos e Helcio Rodrigues Farias.
Ao posto de 2º Tenente QOAPM os Subtenentes: Givaldo Ferreira Silva, José Hélio Silva Santos, Antônio Eurico dos Santos, Rivaldo Alves dos Santos, Antônio Carlos Cardoso Vasconcelos, Ubiratan Batista Santos, Silvan Nascimento de Souza e Pedro Luiz de Alves e Santos.
Ao posto de 2º Tenente QOAPM os Aspirantes a Oficial: Irlan Massai Calaça dos Santos, Albérico Sales Silva, Alexandre Bertrand de A. Freitas, Isaac Ramos Dantas Silva, Jamisson dos Santos, Clailton Soares Dinizio, Fabíola Gois Dos Santos e Jonas Augusto Gomes Silva.
Corpo de Bombeiros
Critério Merecimento
Foram promovidos ao posto de Coronel QOBM os Tenentes Coronéis: Joran Maia Santos, Roberto Vagner de Góis Bezerra e Reginaldo Dória.
Ao posto de Tenente Coronel QOBM os Majores: Erivaldo Santos Santana e José Erivaldo Mendes (que é o coordenador da Defesa Civil).
Também foi promovido a Major QOABM o Capitão Valtemiro Silva Vicente.
Critério Antiguidade
Foi promovido a Tenente Coronel QOBM o Major Laudemy Vieira Dias.
Ao posto de Major QOABM o Capitão Josadak Marques Guimarães.
Foram promovidos a Capitão QOABM os 1ºs Tenentes: Eduardo Augusto Santos e Paulo Roberto Anjos Leite.
Ao posto de 1º Tenente QOABM os 2ºs Tenentes José Fábio dos Santos e Marcos Antônio Silva da Rocha.
Ao posto de 2º Tenente QOABM: os Subtenentes Antônio Lima Santos e Joildo Oliveira Lima.
Durante a solenidade, o comandante da Polícia Militar, Coronel Aelson Resende, também declarou Aspirante-a-Oficial da PM os policiais militares: Adrianno Leennon Vieira de Freitas, William Santos Mota e Camila Karoline de Melo Lima, que concluíram o respectivo Curso de Formação de Oficias (CFO).
Participação
Prestigiaram a solenidade, o vice-governador Jackson Barreto, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, a secretária municipal de Governo de Aracaju, Tânia Soares, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Emmanuel Nascimento, o desembargador Edson Ulisses, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe, dentre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de familiares dos militares promovidos.
Processo seletivo da rede estadual e inclui avaliação de módulos e prova prática
Serviço online permite atualização de dados e garante suporte aos usuários cadastrados na rede municipal de saúde
Esta primeira etapa garantiu aos alunos da rede um processo de rematrícula de forma automática e ágil
Transferências iniciaram na manhã desta sexta-feira (10)
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de janeiro, podendo ser realizadas no site do Conservatório