Governo de SE anuncia medidas para combater lotação no Hospital da Criança
Expectativa é que nas próximas semanas haja número bem maior de leitos, diz Fábio Cotidiano | Por F5 News 22/05/2024 16h55 - Atualizado em 22/05/2024 17h06Nesta quarta-feira (22), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, visitou o Hospital da Criança, um dos que enfrenta uma superlotação devido à sazonalidade da síndrome gripal.
Durante a visita, o governador ressaltou a necessidade de ações imediatas para lidar com a situação e anunciou medidas para melhorar o atendimento na unidade. Ele afirmou que a superlotação na pediatria é um problema recorrente durante esta época do ano, uma vez que a unidade recebe pacientes de todo o estado.
"O Hospital da Criança, acaba vindo gente de todo o estado para cá, deságua aqui, vamos dizer assim. E a gente está vendo esse momento difícil e viemos aqui também ver as ações que o Estado tem que tomar", afirmou em rede social.
Entre as ações anunciadas por Mitidieri, estão a ampliação do número de leitos e a adequação do espaço físico do hospital para recebê-los.
"A expectativa é que nas próximas semanas a gente já tenha aqui um número bem maior de leitos sendo ofertados à população e com um pouco mais de conforto", disse.
Ele também mencionou que a superlotação impacta negativamente a qualidade do serviço prestado.
Para reforçar a equipe do hospital, o governador autorizou a contratação de novos profissionais através de um Processo Seletivo Simplificado (PSS). "Nós já estamos contratando o pessoal, tanto enfermeiros como médicos. Ou seja, o grupo que vai ser necessário para que a gente possa ofertar um serviço melhor", antecipou.
Além disso, a contratação temporária de médicos também foi autorizada para suprir a demanda emergencial.
O Estado de Sergipe também está em processo de credenciamento para a contratação de leitos de UTI e pediatria, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento. "Do ano passado para cá, o Estado já ampliou cerca de 80 novos leitos e com a nova adequação vamos ampliar aqui mais 12 leitos. Então isso será importantíssimo para dar mais atendimento a essa população", afirmou o governador.