Golpistas trocam cartões e roubam clientes em banco
Idosos são vítimas potenciais dos ladrões Cotidiano 22/03/2012 11h48Por Márcio Rocha
Que ladrões encontram sempre novos mecanismos para roubar pessoas com a menor chance de serem percebidos, não é nenhuma novidade. Que saídas de bancos são potencialmente perigosas, também. Entretanto, os estelionatários passaram a agir de uma maneira diferente nos bancos para roubar as pessoas, nos últimos tempos. A modalidade mais aplicada agora é a troca dos cartões de clientes bancários dentro da própria agência. A preferência dos ladrões é por idosos e pessoas com pouco esclarecimento. Mas, se tiverem chance, fisgam também pessoas esclarecidas.
Um empresário de Aracaju foi vítima do golpe, na semana passada. Segundo ele, estava em um a agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Coelho e Campos, fazendo transações financeiras em um caixa eletrônico, quando, ao sair da agência, um homem vestido de roupas sociais o abordou e informou que o idoso deveria voltar ao banco para fazer uma operação. Caso contrário, seu cartão seria bloqueado.
O homem foi realizar a operação, encontrou dificuldade no processo e o indivíduo se dispôs a ajudar. De posse do cartão magnético e da senha do idoso, executou a suposta operação de cadastro e devolveu o cartão à vítima. O idoso saiu da agência sem perceber que seu cartão havia sido trocado por outro falsificado, em nome de outra pessoa.
Durante o final de semana, a filha do empresário, que desenvolve as movimentações financeiras da família recebeu mensagens de texto informando gastos desconhecidos gerados na conta e no cartão de crédito. Consultando o pai, a jovem constatou que havia algo errado. Ao verificar o cartão magnético, descobriram que o mesmo havia sido trocado pelo de outro homem.
A família informou ao banco, que recomendou que fosse feito um boletim de ocorrência . O processo de investigação interna, segundo informações do Banco do Brasil, está sendo realizado e as imagens das câmeras de segurança da agência estão sendo analisadas.
A Delegacia de Defraudações recomenda que as pessoas ao estarem em bancos sejam cautelosas com qualquer indivíduo que se aproximar para ofertar ajuda, ou informar que há algo de errado. Recomenda que a pessoa procure funcionários identificados, ou a gerência do banco, para evitar transtornos e se certificarem que a pessoa que lhe abordar é funcionário do banco. Também recomenda aos clientes que confiram seus cartões e quaisquer documentos bancários, ao receber de outra pessoa, funcionaria ou não para evitar esse tipo de fraude.
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A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência