Gerações diferentes se unem para aprendizado de informática
Cotidiano 20/03/2012 15h18
Quando se aprende a lidar com o computador, novos horizontes se abrem na vida do usuário. Existe informática em quase tudo o que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. No competitivo mercado de trabalho, o profissional não terá bom desempenho se não possuir o conhecimento da informática. É com essa visão que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), disponibiliza em seu portfólio o curso de informática. Atualmente, está acontecendo na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, um treinamento com a participação de 25 homens e mulheres, com idades que variam entre os 16 e 62 anos. São gerações diferentes buscando o conhecimento.
As aulas foram iniciadas no dia 5 de março, com previsão de término para 23 de abril. A turma passou por um processo de conhecimento pessoal e em grupo por meio das aulas de relações humanas, que compreendeu a 10 horas. Vale destacar que em todos os cursos oferecidos, que somam mais de 30 nas mais diversas áreas, os alunos têm aulas de relações interpessoais, momento em que aprendem a se portar no mercado de trabalho; como se comportar diante de uma entrevista de emprego e outros assuntos inerentes a vida profissional, familiar e na convivência em sociedade. As aulas são ministradas por psicólogos, administradores e outros profissionais que também contribuem para elevar a autoestima dos participantes.
Crescimento
Não importa a idade. Os alunos que estão frequentando o curso têm interesses diferentes, mas a maioria deseja ingressar no mercado de trabalho ou ainda, agregar o novo conhecimento a vida profissional que desenvolve. José Roberto Santos Ferreira, 41 anos, é motorista de ônibus e está galgando o crescimento na vida profissional. A sua intenção é chegar a ocupar o cargo de chefe de transportes na empresa em que trabalha ou ainda em outra, mas para isso, precisa saber trabalhar com o computador.
José Ferreira lembrou que a maioria dos ônibus, caminhões e outros veículos trafega no sistema de GPS. “Preciso aprender a operar o sistema e não o farei se não obter o conhecimento de informática”, declara.
A dona de casa Maria Celda Mota Fontes, 62 anos, reside no bairro Suíssa e diariamente está se deslocando até a unidade/escola do Jardim Esperança, localizada na Rua Júpter s/n. São duas horas diárias de aprendizado. Ela afirma que ganhou um computador e não sabia manuseá-lo. “Precisei entrar num curso de informática e estou achando o máximo. Pretendo escrever textos e navegar na Internet”,declara.
Raelly Santos Caldas, 16 anos, reside no Pantanal. A jovem está em busca do primeiro emprego. “Quero entrar no mercado de trabalho, mas sem o conhecimento da informática sei que não conseguirei. Estou em busca do meu crescimento profissional e sei que somente conseguirei adquirindo conhecimento”, confirma.
Desafio
Para o instrutor da Fundat, Ailton Alves Pereira Júnior, para cada nova turma que ministra aulas é um novo desfio. “A minha meta é capacitar os alunos para o mercado de trabalho que é bastante competitivo e exigente. Acredito que temos logrado êxito, ao encontrarmos ex-alunos que já estão atuando em empresas, nas mais diversas áreas”, explica.
Ailton Júnior disse que trabalhar com gerações diferentes representa uma troca de experiências. “Procuro mesclar bastante para que a troca de informações entre eles seja saudável tanto para a preparação com foco no trabalho e o aprendizado em equipe”, disse.
“Atualmente, grande parte das empresas adotam o uso do computador como fonte principal de trabalho”, destaca a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, acrescentando que o curso de informática ofertado pela Prefeitura é um dos mais procurados dentre os demais.
Telma Pimentel esclarece que o curso de informática é disponibilizado nas unidades/escola da fundação e instituições parceiras que detêm laboratório. Informa que os cursos acontecem no decorrer no ano e são gratuitos.
Fonte: PMA
Evento será realizado no bloco D da Universidade Tiradentes, das 8h às 17h
Fogo começou em um apartamento vazio e se espalhou para outras unidades; bombeiros atuam no local
Com variação de 13,8% nos últimos 12 meses, estado se destaca no setor que mais emprega na economia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que ato polêmico será revogado
Processo segue até sexta-feira (17) e pode ser realizado online ou presencialmente nas unidades escolares