Garrafões de água mineral vencidos são retirados do mercado em Propriá
Operação Gota D'água foi realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil Cotidiano 08/09/2011 09h36Por Sílvio Oliveira
O Ministério Público e a Polícia Civil de Propriá, distante 99km de Aracaju, fizeram uma operação denominada de Gota D’Água e conseguiram retirar do mercado 200 garrafões de água mineral na manhã desta quarta-feira (07). Os garrafões estavam estocados em um galpão de uma distribuidora da cidade e seriam vendidos e enchidos, provavelmente, em uma fonte do município de Itaporanga D’Ajuda .
Caso sejam confirmadas as irregularidades, as empresas Indiana e Cecília, investigadas pelo Ministério Público, bem como proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade, deverão responder a processo judicial.
Desde 2009 que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por intermédio da portaria n° 387/2008, determinou que os garrafões de 10 e 20 litros terão prazo de validade de três anos.
A portaria define, entre outros itens, que os garrafões deverão trazer no fundo a data limite do seu prazo máximo de vida útil, que deverá ser observado pelo consumidor.
Dicas ao comprar garrafões de água:
- Observe o estado do garrafão;
- Verifique a data do envase;
- Veja se o lacre e rótulos estão intactos e dentro do prazo de validade. Caso a data esteja vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de seu município;
- Verifique a procedência. Não compre garrafões que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente.
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes