Fiéis celebram Santo Antônio no último dia de Trezena
Tradição da Benção dos Pães marca último dia da celebração católica Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 13/06/2023 07h35Em 13 de junho, comemora-se o dia de um dos dos santos mais populares da tradição católica: Santo Antônio. Ainda em vida, o então missionário se tornou famoso por praticar milagres dos mais diversos tipos, o que culminou na rápida canonização após sua morte. Já como Santo Antônio, ele ficou conhecido, principalmente, como o protetor das coisas perdidas e dos casamentos.
Em Sergipe, assim como em muitos outros lugares do Brasil, são realizadas trezenas - 13 dias de celebração - em homenagem ao Santo. A Paróquia de Santo Antônio, no bairro homônimo, zona norte da capital sergipana, além de carregar o nome do homenageado, é sede de uma dessas trezenas.
Na manhã desta terça-feira (13), devotos do Santo se reúnem para o último dia de trezena. Desde as 5h da manhã, foi realizada uma alvorada, seguida pela Benção dos Pães, celebração eucarística que consiste na doação dos alimentos pelos fiéis para serem abençoados. A tradição será repetida às 9h, às 12h e às 15h.
Mais tarde, às 18h30, ocorre a última Santa Missa da trezena, que será seguida por uma procissão com a imagem de Santo Antônio. Os fiéis devem percorrer a rua Cláudio Batista e seguir pelas avenidas Álvaro Maciel, Visconde de Maracaju, Simeão Sobral e João Ribeiro.