Feira promove conversa sobre alimentação orgânica | F5 News - Sergipe Atualizado

Feira promove conversa sobre alimentação orgânica
Cotidiano 12/04/2018 15h24


A cada quinze dias, a aposentada Rosalinda Mendes tem um compromisso inadiável: comprar produtos orgânicos fresquinhos na Feira da Agricultura Familiar. Ela é sempre uma das primeiras a chegar ao pátio da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) e, nesta quinta-feira (12), na edição especial em alusão ao Dia Mundial da Saúde, não foi diferente. “Fico na expectativa. Já fiz amizade com os produtores e conheço a procedência dos alimentos. Minha saúde ficou bem melhor depois que passei a consumir produtos orgânicos. Aqui encontro tudo que preciso”, comemorou.

A Feira de Agricultura Familiar é uma promoção da Seidh, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan). Participaram agricultores familiares de Japaratuba, Capela, Nossa Senhora do Socorro (assentamento Quissamã), Estância, Riachuelo, Lagarto, São Cristóvão, Malhador e Aracaju. “É uma alegria. Sempre estou aqui na Seidh e no Parque da Sementeira. Somos tratados com muito carinho. É gratificante ver o quanto nossos produtos são aceitos e fazem bem à saúde das pessoas”, afirmou Letícia Santos, produtora do assentamento Quissamã.

Para o secretário de Estado da Inclusão, José Carlos Felizola, o Governo de Sergipe apoia a agricultura familiar e incentiva as boas práticas de saúde. “A Feira de Agricultura Familiar é uma grande oportunidade para que o produtor mostre a origem do que planta e colhe. Os agricultores familiares do nosso estado estão habilitados pelo Ministério da Agricultura para fazer a venda direta em feiras públicas, entregar de cestas básicas nos programas governamentais como PAA e Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE). A importante acompanharmos como forma de valorizar o trabalho de todos. A Feira supera as expectativas a cada edição”, destacou o gestor.

André Barreto, chefe da divisão de Política e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, acompanhou todo movimento. “São agricultores familiares cadastrados no Ministério como produtores orgânicos e são ligados a Organizações de Controles Sociais (OCS). É importante estamos aqui como forma de valorizar o trabalho de cada um. Eles estão sempre aprimorando a sua produção e diversificando as culturas, garantindo produtos de qualidade e com grande valor nutricional”, pontuou.

Segundo Lucileide Rodrigues, diretora do Dsan, a Feira contou com a parceria de algumas instituições públicas e privadas que encaminharam equipes para conversar com o público e orientar sobre como ter uma vida saudável. “Nosso foco é a promoção da saúde com produtos orgânicos e livre de agrotóxicos. Em um único lugar, o consumidor adquire o produto orgânico, afere a pressão arterial, conversa com nutricionistas, tira dúvidas sobre obesidade e diabetes, entre outros serviços. A cada edição, ficamos felizes com a aceitação do público”, disse a diretora.

“Trouxemos orientações sobre as boas práticas agrícolas e a rastreabilidade (de onde vem o alimento e o que é utilizado na cultura). Nossa missão também é dar um apoio aos agricultores no sentido de fortalecer a agricultura familiar, orientando sobre o uso adequado de produtos orgânicos. Orientamos, também, ao consumidor sobre os princípios ativos dos agrotóxicos e impacto no organismo a curto e longo prazo. Fazemos a educação sanitária, trabalhando a promoção e a prevenção da saúde”, comentou Rosana Barreto, representante da Vigilância Sanitária Estadual.

A equipe do curso de Psicologia da Faculdade Estácio Fase levou orientações sobre saúde mental familiar. “Conversamos sobre dicas de como ter a saúde mental saudável e convidamos os participantes sobre a Clínica Escola do serviço de Psicologia, onde crianças, adolescentes, adultos e idosos recebem assistência psicológica gratuita. A Feira foi uma excelente oportunidade para divulgar esse serviço”, comentou João Paulo, coordenador do curso de Psicologia.

O enfermeiro Thiago Vieira, da Sincronia Cursos, participou pela primeira vez da Feira de Agricultura Familiar. “Voltaremos sempre. Realizamos aferição da pressão arterial e conversamos com as pessoas sobre a importância de fazer exames preventivos. A pressão pode subir e comprometer a saúde se não tiver um constante acompanhamento. Como a Feira conta com a presença de muitos idosos, mostramos essa realidade para que eles tenham um cuidado e uma vida saudável”, alertou.

 

Fonte: Ascom Seidh

Mais Notícias de Cotidiano
Iran Souza
01/11/2024  17h43 Nova diretoria do Sinapro Sergipe é empossada em happy hour de celebração
Rodrigo de Freitas assume a presidência e destaca a importância da entidade
Reprodução
01/11/2024  17h23 Funcionários de empresa terceirizada da Energisa sofrem descarga elétrica
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Arquidiocese de Aracaju
01/11/2024  17h14 Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora inicia novenário e festa da padroeira
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Heitor Xavier
01/11/2024  16h44 São Cristóvão define rotas de ônibus gratuitos para o Enem; confira
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
 Maria Odília/Seduc
01/11/2024  16h39 Revisão Final do Enem acontece hoje (1º) no Ginásio Constâncio Vieira
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado