Feira da Agricultura Familiar já fidelizou clientes em Aracaju
Cotidiano 17/02/2012 09h50
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta quinta-feira, 16, mais uma edição da Feira da Agricultura familiar. A iniciativa acontece quinzenalmente em Aracaju, na sede da Seides, e os consumidores podem comprar frutas, verduras e legumes convencionais e sem agrotóxicos, derivados do leite, mel e mangaba, além de doces artesanais e outros produtos.
De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), Vânia Junqueira, o projeto tem alcançado as expectativas do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar, inclusive com o lucro integral da venda dos produtos para o pequeno agricultor, já que não há atravessadores.
“Os objetivos estão sendo alcançados: fornecer alimentos saudáveis à população e oferecer o espaço de comercialização aos agricultores. Já estamos, inclusive, tomando as providências necessárias para trazer outros agricultores para comercializar aqui na feira”, disse.
Segundo Vânia, uma pesquisa feita com clientes e agricultores na última edição da feira mostrou que todos aprovam a periodicidade quinzenal. “Eles ainda querem que seja semanal e a gente vai trabalhar para que ela seja efetiva aqui na Seides ou em outro local”, acrescentou Vânia.
Aprovação popular
A funcionária pública, Maria do Carmo, moradora do bairro Augusto Franco, comprou pela primeira vez na Feira de Agricultura Familiar e saiu satisfeita com a pretensão de retornar em todas as edições.
“Achei ótima. Se eu pudesse usaria todos os produtos orgânicos. Além disso, quando a gente vai ao supermercado o preço é um absurdo e não encontramos produtos de qualidade”, ressaltou a consumidora, acrescentando que a feira deveria acontecer uma vez por semana.
Para a aposentada Vandalúcia Barreto, que frequenta a feira desde a primeira edição, os produtos de qualidade, o bom atendimento e a higiene do local são os principais atrativos. “Acho tudo isso aqui algo muito produtivo. É uma vitória nossa porque os produtos são benéficos à saúde e, com isso, fico ansiosa que chegue logo o dia da feira”.
O agricultor Miguel Bernadino Souza, do município de Capela, disse estar satisfeito com as vendas. “A feira aqui em Aracaju está sendo boa e atende as nossas expectativas. Participo desde o início e dá para avaliar”.
Saúde
Para conscientizar a população sobre o uso de preservativos contra as DST e Aids, principalmente com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado Saúde (SES) colocou um estande no local da Feira de Agricultura Familiar para distribuir camisinhas e panfletos informativos.
O auxiliar da DST/Aids, José Teles Santos, explicou que os casos da doença no Estado têm crescido, com isso, é indispensável a prevenção. “Agora no carnaval rola de tudo, portanto estamos trabalhando de forma educativa para conscientizar as pessoas”, colocou.
Bombeiros procuram por terceira vítima que estava no carro levado por enxurrada
Pesquisadores brasileiros analisaram como a prática de atividade física
Dois veículos foram levados pela correnteza depois das fortes chuvas que atingem o estado
Previsão foi divulgada pela Semac neste domingo; estado deve registrar na segunda menor temperatura da semana, com 25ºC