Estudantes do Nelson Mandela reclamam de estrutura precária
Cotidiano 06/04/2018 16h00Por Saullo Hipolito*
Uma portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) pretende transformar a Escola Estadual Nelson Mandela, no Médici, zona Sul de Aracaju, em Centro de Excelência nesta segunda-feira-feira (9), a partir da implementação do Ensino Integral. Contudo, a falta de estrutura e o abandono relatado pelos estudantes estão causando a revolta de todos os usuários do prédio.
De acordo com a representante dos estudantes, Yngrid Mariana Santos, existem salas sem luz, com infiltrações, sem ventiladores funcionando, com janelas quebradas, impossibilitando que as aulas aconteçam.
“Está um caos, o teto com buracos, os quadros inutilizáveis, todos pichados e eles ainda querem dizer que é um Centro de Excelência? Não há condições de ensino”, afirma a aluna do 3ª série do Ensino Médio.
Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem do F5 News, as escolas de Ensino Integral estão, gradativamente, passando por reformas e melhoria da infraestrutura, além de capacitações de recursos humanos. As informações ainda apontam que todas as escolas que irão funcionar com esse tipo de ensino receberão a titulação de Centro de Excelência.
A escola atualmente funciona nos turnos matutino e vespertino, a partir desta segunda-feira funcionará como Ensino Integral. De acordo com Yngrid, haverá um protesto dos alunos no momento da mudança de nome. Eles estão mobilizados para pedir melhorias no local e relatar o que acontece.
“A escola tem apenas um funcionário, que trabalha duas vezes por semana e tem que dar conta de todo o prédio. O banheiro só está melhor porque a gente limpou. Os professores estão evitando nos levar para a quadra porque já houve assaltos no local, que tem um buraco por onde os criminosos passam”, afirma Yngrid.
Os alunos chamaram a atenção para a questão da merenda, segundo eles, há falta de ingredientes necessários para a elaboração das refeições dos alunos.
Yngrid afirmou que os alunos procuraram a Seed, mas nenhuma resposta foi dada de imediato. “Eles não têm data para previsão de reforma e esses problemas estão prejudicando o ensino”, afirmou a estudante.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.
Foto: F5 News
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes