Estudante representa Aracaju em Copa Internacional de BMX
Cotidiano 07/03/2012 09h17
Implementado há apenas três meses em Aracaju, o programa Bolsa Atleta já faz a diferença na vida de 80 atletas residentes na capital. Um deles é o estudante da rede municipal de ensino Ruan Pablo Rodrigues, de 14 anos. Campeão da Copa Brasil 2011, Pablo representará a cidade de Aracaju na Copa Internacional de BMX, que será realizada em Paulínia (SP), entre os dias 10 e 11 de março. O evento pertence à divisão Latino Americana do BMX com pontos nível 5 e nível 4, válidos para ranking internacional UCI e olímpico 2012.
No ano passado, o ciclista ocupou a terceira posição no ranking do BMX, devido ao desempenho apresentado na Copa Brasil. Depois de passar 11 anos enfrentando vários obstáculos para se firmar como atleta - Pablo começou a praticar bicicross com apenas cinco -, o estudante agora aproveita o estímulo do Bolsa Atleta para ampliar o horizonte de conquistas. Ele está inserido na categoria Prata.
"Graças ao programa, agora eu consigo juntar dinheiro para participar de competições em outros estados. Antes eu participava, mas era muito dispendioso para meus pais, eles tiravam dinheiro das necessidades básicas para me ajudar", afirma Pablo, ao enfatizar que até mesmo o rendimento escolar tem melhorado.
"Antes eu ficava preocupado com a situação financeira de meus pais. Hoje, tenho tranquilidade para investir o dinheiro da bolsa em equipamentos de segurança, peças para a bicicleta e viagens para competição. Dessa forma, consigo me concentrar melhor nos estudos sem tantas preocupações", complementou o estudante.
Incentivo
O pai de Ruan, Paulo Rodrigues, destaca a importância do apoio para que o atleta se sinta realmente motivado a seguir em frente. "Quando posso, acompanho meu filho nas competições. Mas nem sempre é possível. O BMX é um esporte que não tem rentabilidade, os atletas não recebem premiação em dinheiro. Então, o dinheiro investido não tem retorno. Para que o atleta possa continuar sua saga, é preciso participar de programas como esse da Semel [Secretaria Municipal de Esporte e Lazer]", afirma Paulo.
Com orgulho, o pai destaca os títulos já acumulados pelo filho, de apenas 14 anos. "Ele já foi Campeão Alagoano por duas vezes, em 2012 e 2011. Só no ano passado, ele foi também Campeão Baiano, Sergipano e Campeão da Liga Nordeste de 2011 e Campeão da Copa Brasil de BMX, título que lhe rendeu a inclusão no programa Bolsa Atleta. E tenho fé que ele vai conquistar mais um título, na Copa Internacional de BMX", garantiu o pai de Ruan Pablo.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário