Estado apresenta programa Frutos da Terra a municípios sergipanos
Cotidiano 08/02/2012 16h38
A coordenadora estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra, Carla Santana, apresentou nesta quarta-feira (8), em Muribeca, os benefícios da iniciativa para cada cidade e fomentou a adesão das prefeituras ao programa.
“Até o momento, 14 municípios já estão inseridos no Frutos da Terra através do termo de adesão e outros sete solicitaram uma explicação sobre o programa, pois já demonstraram interesse em participar. Foi o caso de Muribeca. Amanhã iremos a Itabaiana e sexta-feira a São Cristóvão com o mesmo objetivo”, explicou Carla Santana.
A prefeita de Muribeca, Sandra Conserva, ressaltou o interesse do município em se integrar ao programa. “Temos consciência da importância do projeto para o nosso município, dos benefícios que o Frutos da Terra trará para os produtores e, principalmente, para as entidades beneficiadas. Por isso solicitamos a apresentação e temos interesse de iniciar o projeto o quanto antes”. Além dela, também assistiram à apresentação secretários municipais, diretores de escolas e técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
Os municípios que já estão inseridos no programa são Graccho Cardoso, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Poço Redondo, Lagarto, Estância, Itaporanga, Ribeirópolis, Tomar do Geru, Itabaianinha e Moita Bonita. Já as cidades de São Cristóvão, Itabaiana, Santa Luzia do Itanhi, Muribeca, Canindé, Gararu e Propriá solicitaram a apresentação do Programa e demonstraram interesse em participar.
Em 2011 o programa adquiriu 462.783 quilos de alimentos (laranja, macaxeira, batata doce, inhame, cenoura, hortaliças, maracujá, mel, carne de frango e carne suína) de 112 produtores, beneficiando 336 entidades e atingindo 63.493 mil pessoas.
O Programa
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o Frutos da Terra beneficia os agricultores familiares de Sergipe com a compra de sua produção e as famílias de baixa renda com a doação dos alimentos a entidades socioassistenciais como creches, hospitais e escolas. O programa minimiza o poder dos atravessadores possibilitando a comercialização dos produtos com preços justos, contribuindo para a melhoria da renda familiar.
O Frutos da Terra beneficia agricultores familiares e assentados da reforma agrária, organizados em grupos formais ou informais, que têm a garantia de venda e escoamento de seus produtos no valor de até R$ 4,5 mil por agricultor/ano, além das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por entidades socioassistenciai
A partir desta quinta (14), 379 mil famílias sergipanas podem sacar o benefício
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Ela entrou para o Guinness Book pela apresentação de Simone de Beauvoir
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança
Profissionais trabalham para reabastecer estoques de sangues necessários