Edvaldo autoriza obra da Casa de Cultura
Cotidiano 10/02/2012 17h30
Construído no século XIX para sediar a alfândega, o prédio histórico situado na praça General Valadão está prestes a se tornar um marco para a cultura de Aracaju. Na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou a ordem de serviço que autoriza a reforma do antigo prédio, que será transformado na Casa de Cultura de Aracaju, incentivando ainda mais o cenário artístico local e dinamizando o Centro da cidade.
Com um investimento de R$ 2.799.986,34, as obras começam na próxima segunda-feira, 13. A previsão é de que o serviço seja finalizado em dezembro deste ano. Durante o ato de assinatura, o prefeito Edvaldo Nogueira comemorou a concretização de mais um presente para a capital sergipana. "Desde o dia em que assumi o cargo de vice-prefeito, no ano de 2000, eu desejava ver esse projeto concretizado. Hoje, além de atender uma antiga reivindicação do povo de Aracaju, estou realizando um sonho", afirmou Edvaldo.
Além de se transformar no mais novo cartão postal da cidade, o antigo prédio da alfândega será sede de um grande centro que irá oferecer lazer, entrenetimento e cultura para os moradores e turistas da capital. "A Casa de Cultura terá espaço para o comércio de artesanato, um hall para exposições artísticas temporárias e permanentes, sala de cinema para exibição de documentários e filmes relacionados com a cultura local, espaço para apresentação de peças teatrais, além de um cibercafé", informou o prefeito.
Ainda de acordo com Edvaldo, a luta para a revitalização do prédio é antiga. "Há mais de quatro anos que venho lutando pela reforma do local que marcou a minha infância e a de todos os que passaram por aqui quando o prédio ainda mantinha sua beleza original. Busquei apoio da iniciativa privada, bati na porta de ministérios e hoje, graças aos recursos liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), daremos início a esta obra que se soma a outras que fazem parte de um grande projeto de revitalização do centro de Aracaju".
Parceria
O chefe do Executivo Municipal destacou a importância se buscar parcerias com empresas que tenham interesse em administrar a Casa da Cultura. Presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço, a superintendente do Banco do Brasil em Sergipe, Marília Prado de Lima, foi convidada a pensar numa parceria entre a instituição financeira e a Prefeitura de Aracaju.
"O Banco do Brasil mantém Centros Culturais no Rio de janeiro, em São Paulo, e eles serviram de modelo para o que iremos implantar aqui. Não quero pensar que, no futuro, outros administradores possam abandonar esse projeto. Por isso, a importância de encontrar um parceiro que possa administrar profissionalmente a nossa Casa de Cultura", frisou Edvaldo.
Mais obras
O prefeito anunciou ainda que a reforma do antigo prédio da alfândega está inserido em um grande projeto de revitalização do centro da capital e que, quando as obras da Casa da Cultura forem finalizadas, a praça general Valadão será totalmente reformada.
"Apesar de ser uma cidade jovem, Aracaju tem um patrimônio arquitetônico rico e que precisa ser preservado. Nós reconstruímos a praça Fausto Cardoso e irei assinar as ordens de serviço para a reforma das praças Camerino e Olímpio Campos. A meta é manter viva a memória do povo de Aracaju, revitalizando o centro da nossa cidade", finalizou Nogueira.
A partir desta quinta (14), 379 mil famílias sergipanas podem sacar o benefício
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Ela entrou para o Guinness Book pela apresentação de Simone de Beauvoir
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança
Profissionais trabalham para reabastecer estoques de sangues necessários