Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em Aracaju
Cotidiano 21/03/2012 22h06


Por Adriana Meneses

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), em parceira com outras entidades que lutam contra a discriminação a eles, realizou na tarde desta quarta-feira, 21 de março,  data em que é celebrado mundialmente o Dia da Síndrome de Down, uma caminhada com objetivo de mostrar para a sociedade o potencial e a sensibilidade que existem em pessoas que nasceram e convivem com essa  ocorrência genética.

A caminhada teve sua concentração na Praça Teófilo Dantas (Catedral) e seguiu até a Praça Fausto Cardoso, para alertar à sociedade que a falta de conhecimento sobre o assunto é o fator preponderante para a existência de preconceito em pleno século XXI.

De acordo com a presidente da Cidown, Sheila Souza (foto abaixo), o Dia da Síndrome de Down é para ser celebrado com muita alegria, pois os portadores desta modificação genética são capazes de enfrentar e superar qualquer desafio e serem incluídos na sociedade. “Hoje temos várias pessoas com Síndrome de Down entrando e saindo das universidades, trabalhando em diversos lugares e desenvolvendo as mais diversas atividades culturais e esportivas possíveis. Isso sim é inclusão social. Estamos vencendo a luta”, disse.

A prova da quebra de barreiras são os jovens Paulo Henrique 24 anos e Tiago Silva, 25 anos, (foto acima). Portadores da Síndrome de Down, eles são praticantes da capoeira, desenvolvem diversas atividades culturais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e sonham ainda em ser policiais.

“São crianças iguais as outras”, foi com essa afirmação que respondeu o instrutor de surf do Projeto Estrela do Mar, Eduardo Ventura (foto abaixo). Com sua equipe, ele repassa instruções do esporte aquático para aproximadamente 25 crianças portadoras da Síndrome de Down e afirma que o trabalho de inclusão e as atividades em conjunto com outras crianças têm trabalhando e modificado muito o comportamento de todos.

“Todos nós, professores e alunos, estamos aprendendo cada vez mais com as crianças que possuem Down, eles nos passam paciência, tranquilidade, carinho e amizade. Trabalhamos com a integração e as atividades têm melhorado com certeza o comportamento de todas as crianças, as tornando pessoas muito melhores e que levarão isso para o futuro”, salientou.

A Cidown

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down foi constituída em julho de 1997, tendo seu processo de criação iniciado no final do ano de 1996.  Ela tem como objetivo integralizar o indivíduo com Síndrome de Down na sociedade sergipana,  comprometendo-se  a ser o elo entre a família, seus direitos e a constante busca da cidadania plena.

A Cidown foi criada a partir da realização, em Aracaju, pelo Ministério da Educação em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e apoio da Secretaria de Estado da Educação, de um Seminário Regional sobre necessidades especiais, com destaque para a pessoa com Síndrome de Down.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Maria Odília/Seduc/Reprodução
16/11/2024  09h35 Programa Sergipe no Mundo embarca mais 19 alunos para intercâmbio nos EUA e no Canadá
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
PMSE/Reprodução
16/11/2024  09h16 Polícia Militar realiza o sonho de uma criança no Hospital e Maternidade de Santa Isabel
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos
Freepik/ Ilustrativa
16/11/2024  09h00 Conheça 4 testes simples que fornecem pistas para avaliar sua saúde
Testes ajudam a perceber como está a saúde do seu saúde do corpo quando os parâmetros são força, resistência, equilíbrio e flexibilidade
Polícia Federal
15/11/2024  17h23 Polícia Federal prende golpistas que agiam em caixas eletrônicos de Aracaju
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Agência Brasil
15/11/2024  16h00 Pessoas que vivem com aneurisma têm mais risco de ansiedade e depressão
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado