Dia do combate ao HIV é comemorado em Aracaju
Cotidiano 29/11/2011 12h48Da redação
No próximo dia 1º de dezembro é comemorado o dia Mundial de Combate a Aids. Em Aracaju, uma série de atividades já está preparada para marcar a data. Na tarde desta quarta-feira (1º) vai ocorrer a VIII Caminhada da Prevenção. A concentração acontece às 14h da Praça da Bandeira e seguirá até o Mercado Albano Franco. A iniciativa da caminhada é da equipe do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Andrey Lemos, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, 2726 mil pessoas são soropositivas em Sergipe. Em Aracaju, 1247 mil casos foram registrados. Destes 22 são crianças, 351 mulheres e 874 homens.
Ainda segundo Andrey, a caminhada deve contar com as participações de 10 mil pessoas, entre estudantes da rede municipal e estadual, grupos da academia da cidade, grupo do centro de convivência do idoso, além de uma equipe de 20 artistas e várias atrações musicais para animar o evento.
“No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é de que 255 mil pessoas tenham HIV e não saibam. Trata-se de pessoas de todas as faixas da população: pobres e ricos, homens e mulheres, gays e heterossexuais", diz Andrey, que prefere não quantificar esse universo em Aracaju por acreditar que hoje, apesar de ainda existir um aumento significativo do número de casos, esse crescimento é bem mais modesto do que há dez anos.
“Camisinha na Feira”
O médico Almir Santana lançou na manhã de hoje o Projeto ‘Camisinha tá na feira’. O evento ocorreu no Mercado Central de Aracaju e reuniu o grupo de Movimento Popular da Saúde (MOPS). O objetivo da campanha é propagar a prevenção entre os feirantes. Na oportunidade, preservativos foram entregues aos feirantes pois, devido à falta de tempo em função do trabalho, a dificuldade do acesso ao preservativo se torna mais difícil.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia