Desfile Cívico-Militar atrai milhares de pessoas à avenida Barão de Maruim | F5 News - Sergipe Atualizado

Independência
Desfile Cívico-Militar atrai milhares de pessoas à avenida Barão de Maruim
Desfile destacou a importância da identidade sergipana em um cenário global
Cotidiano | Por F5 News 07/09/2024 11h22 - Atualizado em 07/09/2024 11h44


O Brasil completou neste sábado, 7 de setembro, 202 anos de independência e o Governo de Sergipe preparou um desfile cívico-militar para celebrar o momento. Da estrutura montada na tradicional avenida Barão de Maruim, o governador Fábio Mitidieri, juntamente com representantes das Forças Armadas, secretários de Estado e demais autoridades políticas, acompanhou, ao lado da população, a celebração à democracia e ao civismo.

A solenidade, que simboliza a liberdade do país em relação ao domínio de Portugal, começou com o hasteamento da bandeira do Brasil. Em seguida, ocorreu a revista às tropas, dando abertura ao desfile militar, envolvendo tropas a pé, motorizadas, em solo e no ar.

Com o tema central ‘Sergipe no Mundo: sergipanidade sem fronteira’, o desfile foi realizado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com as Forças Armadas e a Prefeitura Municipal de Aracaju, e reuniu 74 escolas, 55 das quais integram a rede pública estadual de ensino. 

"Hoje é uma data simbólica, em que exaltamos nossa Pátria e o civismo. O governo preparou um grande desfile, com mais de 80 escolas. Comemorar essa data é comemorar nossa história, nossa independência, nosso país. Tenho orgulho de termos organizado, com a Secretaria da Educação, um desfile maravilhoso, que traz a sergipanidade para a avenida. Nós temos orgulho das nossas tradições, de nosso povo e vamos expor todo esse orgulho na Barão do Maruim", expressou.

Participação popular

A técnica de enfermagem Flávia Araújo levou a filha Taila, de 8 anos. Ela destacou a importância de valorizar o patriotismo e o civismo nessas datas. “Sempre venho acompanhar o desfile. É um evento emocionante, momento de demonstrar nosso amor à pátria”, afirmou Flávia, encantada com a estrutura e as apresentações.

Igor Alcântara, autônomo, mencionou que trouxe o filho Ian Luca ao desfile, já que ele sempre pedia para ir. Apesar de ser feriado, resolveu acordar cedo para garantir um bom lugar. Para ele, o que chama mais atenção no desfile é a parte militar, especialmente os carros.

“Hoje foi um feriado, mas eu quis proporcionar isso para o meu filho que sempre me pedia, então acordamos cedo para garantir um bom lugar na sombra. Acho importante esse patriotismo e a valorização das forças militares”, evidenciou Igor. 

O tradicional desfile cívico-militar agrega um público diverso, com muitas famílias que já têm o hábito de acompanhar o evento, como Flávia e Igor, mas também quem decidiu assistir ao desfile pela primeira vez após ouvir tanto falar. Foi o caso da estudante Bruna Oliveira Santana, de 17 anos, que decidiu acompanhar o desfile de 7 de Setembro pela primeira vez. 

Ela chegou logo cedo à avenida Barão de Maruim com as amigas, especialmente para assistir ao desfile das forças de segurança. ”Acho importante valorizar a independência e o patriotismo. Estava ansiosa para ver as forças armadas, principalmente o Exército”, comentou. 

Movimentação econômica

Além da festa cívica, o desfile também gerou uma boa renda para comerciantes. A avenida Barão de Maruim reuniu muitas barraquinhas que vendiam alimentos e bebidas, enquanto ambulantes ofereciam bandeirinhas e adereços temáticos. 

Maria Luzia comercializa bebidas pelo terceiro ano consecutivo. Ela destacou que, devido ao calor, as pessoas precisam se hidratar, o que aumenta a procura. "É uma boa oportunidade de vendas. A expectativa é boa, acredito que vou vender bastante até o final do desfile”, declarou. 

Elizane Marques vende lanches há 25 anos no desfile da avenida Barão de Maruim. Ela relatou que a participação popular voltou a crescer após a pandemia. “O movimento sempre foi muito bom, principalmente durante os desfiles escolares. Espero vender tudo, é uma grande oportunidade para a gente”, comemorou.

Com informações da Agência Sergipe

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SMTT
27/11/2024  18h07 Trecho da rotatória da avenida Adélia Franco será bloqueado nesta quarta-feira (27)
Arthuro Paganini
27/11/2024  18h04 Construtoras e imobiliárias participarão do I Feirão de Imóveis do Banese
Ascom
27/11/2024  17h58 OAB/SE renova parceria com a campanha Papai Noel dos Correios e adota 500 cartas
Sedurbi
27/11/2024  17h07 Defesa Civil Estadual abre credenciamento para Operação Carro-Pipa
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
27/11/2024  17h00 Proprietários de carros com placa final 0 devem regularizar licenciamento

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado