DER descarta riscos estruturais na ponte Aracaju-Barra após vídeo
Órgão afirma que espaçamento registrado na ponte corresponde às juntas de dilatação Cotidiano | Por F5 News 14/01/2025 16h01 - Atualizado em 14/01/2025 16h03Após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando uma aparente fenda na ponte Construtor João Alves Filho, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) emitiu um esclarecimento e reiterou que a ponte está em condições seguras para uso.
De acordo com o DER/SE, o espaçamento visível na estrutura trata-se das juntas de dilatação, componentes projetados para absorver os movimentos normais da ponte, como variações térmicas. O órgão reforçou que não houve qualquer aumento desse espaçamento e garantiu que a estrutura física da ponte não está comprometida.
O departamento informou que, recentemente, a ponte passou por serviços de manutenção, incluindo a recalibragem dos estais (cabos de aço), recuperação do guarda-corpo e de parte da estrutura, além da substituição das juntas de dilatação e melhorias na sinalização náutica.
Está em andamento um processo licitatório para a realização de uma inspeção completa da ponte, além da implantação de iluminação cênica. Segundo o DER/SE, essas ações visam garantir a segurança dos usuários e a preservação da infraestrutura.