Companhia de Policiamento Turístico intensifica patrulhamento na Orla
Cotidiano 18/11/2011 07h00Por Silvio Oliveira
A Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) intensificou o patrulhamento na Orla da praia de Atalaia, zona sul de Aracaju, por conta da chegada da alta temporada do turismo na capital sergipana. Três ciclomotores conduzidos por duplas de policiais fazem a segurança nos trechos que vão desde a Passarela do Caranguejo até a Região dos Lagos. As ruas paralelas à Orla, mais precisamente nas imediações do balneário desativado do Sesc, também entrarão sendo patrulhadas.
Conforme Fábio Alcântara, comandante da CPTur, no turno da manhã e tarde, os três ciclomotores farão o policiamento nas imediações dos pontos turísticos da cidade de São Cristóvão. No turno da noite, o patrulhamento será feito na Passarela do Caranguejo, nos Arcos da Orla, no Mundo da Criança e na Região dos Lagos. “Intensificaremos nos horários que mais chegam turistas”, destacou.
O comandante ainda informou que, nos últimos meses, as viaturas da PM intensificaram o combate a som alto na orla, por conta das constantes denúncias, porém, foi realizado uma parceria com o Ministério Público e as viaturas serão reconduzidas para a segurança dos visitantes da orla. “Apreendemos 41 sons de carro nos últimos dias. Mas o principal foco é entorpecentes, armas e pequenos delitos”, argumentou.
O comandante constata que nas imediações do antigo Balneário do Sesc a frequência de prostitutas faz aumentar a falta de segurança, haja visto que a maioria delas são usuárias de drogas. “É um local complexo. Sabemos que elas comercializam drogas, mas quando apreendemos a maioria é usuária. 90% delas são pequenas traficantes que portam duas a três pedras de crack e se dizem usuárias”, afirmou.
Menor área de atuação
A Companhia de Policiamento do Trânsito (CPTran) e o Grupamento Especial Tático de Moto (Getam) também ajudarão na segurança da Orla. Como a frequência de sergipanos e turista deverá aumentar na praia de Atalaia, nesta temporada do ano, a CPTur não mais atuará na região da Coroa do Meio e rodovia José Sarney, abrangendo somente a região da Atalaia. “Não tínhamos condições de suprir toda essa área. Temos um efetivo de 59 policiais, três viaturas e vamos intensificar o policiamento da região da orla”, ressaltou comandante Alcântara.
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia
Animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Adema