Como entrar no ano novo com as emoções em dia? Psicóloga explica | F5 News - Sergipe Atualizado

De olho em 2025
Como entrar no ano novo com as emoções em dia? Psicóloga explica
"É preciso colocar dentro da 'grande meta' pequenas metas diárias", orienta Acácia
Cotidiano | Por F5 News 31/12/2024 15h00


Quando chega o fim de ano, geralmente nos deparamos com uma autorreflexão sobre o que fizemos ou deixamos de fazer durante os últimos doze meses. A melancolia bate no peito e a sensação de que sempre era possível fazer mais incomoda o coração de quem sobre com essas emoções.

Em entrevista ao F5 News, a psicóloga Acácia Chagas Almeida Marques explica que é importante refletir e buscar as razões que possam ter dificultado essas realizações. Tanto os desafios externos como aquilo que dependia só de você, sempre pensando que ainda podemos fazer.

“O mais importante é lembrar que ainda temos tempo para tentar quantas vezes for necessário aquilo que desejamos. Mas precisamos de clareza em relação aquilo que pode influenciar negativamente essas realizações e foco para crescer diariamente nas metas desejadas”, explica ao portal. 

Mas não é só de tristeza que se vive o tardar de dezembro. Também há aqueles que continuamente prometem coisas para o ano que vem, o qual nunca chega. Para acabar de vez com esse ciclo vicioso, Acácia descreve que é preciso colocar dentro da “grande meta” pequenas metas diárias durante o ano que vão cada dia aproximar mais do objetivo final.

“Estabelecer de 3 a 5 grandes objetivos por exemplo e que se dediquem a descrever as etapas que precisam percorrer diariamente ao longo do ano para conquistar a coisa desejada”.

Depois de um check-up nas emoções características do final de ano, a psicóloga aconselha a entrar em 2025 com o pé direito e com as emoções equilibradas, pois elas influenciam a vida de qualquer pessoa.

“É importante pensar em metas que incluam o cuidado consigo mesmo, tanto na saúde física como emocional, que busquem autorrealização na vida profissional, pessoal, nos relacionamento e que se precisarem de ajuda não hesite em buscar ajuda com um psicólogo que pode impulsionar ainda mais a sua jornada”, complementa a profissional ao F5 News.

Mais Notícias de Cotidiano
Pietro Lobo
03/01/2025  18h00 Sergipe atrai cada vez mais turistas no início da alta temporada
Emsurb/Reprodução
03/01/2025  17h03 Emsurb diz intensificar esforços para regularizar coleta de lixo em Aracaju
Reprodução/Crea-SE
03/01/2025  16h16 Crea-SE instaura procedimento administrativo após queda parcial de laje
Exército brasileiro
03/01/2025  16h05 Em dois dias, alistamento militar feminino registra 6.613 inscrições
Seduc
03/01/2025  14h54 Aluna da rede estadual representará Sergipe no programa Jovens Embaixadores 2025 nos EUA

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado