Comissão da Verdade lembrará período da ditadura militar em Sergipe
Cotidiano 13/03/2012 11h49Por Fernanda Araujo
Vítimas que sofreram a repressão da ditadura militar em Sergipe serão lembradas em “Reunião Estadual da Comissão da Verdade”. Para participar do evento, foram convidados o ex-ativista sindical Milton Coelho que perdeu a visão pelas torturas sofridas e o ex-preso político Bosco Rolemberg, ambos sergipanos. Além disso, a reunião trará questões sobre as atribuições da Comissão Nacional da Verdade no estado para, a partir daí, lançar o Comitê Estadual de Acompanhamento das Atividades da Comissão Nacional da Verdade.
“Existe a Comissão instituída por Lei e nos estados há um acompanhamento para subsidiar informações. Vamos discutir se o Comitê vai ser criado e quem fará parte do Comitê, o qual será direcionado às vítimas sergipanas da ditadura e seus familiares também”, informa Elito Vasconcelos, ouvidor estadual da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc)
Segundo Elito, o comitê terá a importância de promover ações de cunho social às vítimas e familiares e de combate à violação dos direitos humanos, além de tentar buscar informações censuradas do período militar. “Em Sergipe as informações estão muito vagas. O Comitê irá acompanhar as atividades da Comissão, informar subsídios e buscar documentos escondidos e que podem estar no 28º BC de Sergipe e em Salvador, como a ‘Operação Cajueiro’ que torturou muita gente. Através deste, podemos ter vasta informação sobre esse período. Vai caber ao Comitê levar os documentos à Comissão Nacional da Verdade e se irá divulgá-los à população”.
Além de autoridades sergipanas, familiares e vítimas da ditadura e pessoas ligadas ao setor de direitos humanos, a reunião terá a presença do coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade (SDH/Presidência da República), Gilney Viana, que promoverá debates, e levará a minuta de projeto de lei, uma série de documentos e filmes sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão. O evento é coordenado pela ouvidoria da Sedhuc, juntamente com o secretário Luiz Eduardo Oliva e toda a diretoria. Acontece na próxima quinta-feira, 15, a partir das 18h30 na Escola do Legislativo, Praça Fausto Cardoso (antigo Prédio da Assembleia Legislativa).
Comissão da Verdade
Em 2011, o Senado e a presidente Dilma Rousseff aprovaram a criação da Comissão da Verdade, que tem o objetivo de apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar, como ocultação de cadáveres, torturas, mortes, crimes perdoados com a Lei da Anistia de 1979. Durante as investigações, o grupo poderá requisitar informações, inclusive sigilosas, a órgãos públicos, convocar testemunhas, realizar audiências e solicitar perícias.
Operação Cajueiro
Sediada em Salvador (BA), a operação aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1976, quando o coronel Oscar da Silva e outros oficiais da 6º Região Militar instauraram um Inquérito Policial Militar e sequestraram, em Sergipe, estudantes, ativistas, militantes políticos e trabalhadores que se manifestavam pelo fim da ditadura militar no Brasil. As vítimas, como Marcélio Bonfim Rocha, Milton Coelho de Carvalho, Carivaldo Lima Santos e Jackson de Sá Figueiredo, foram presas e levadas ao quartel do 28º Batalhão de Caçadores, onde receberam torturas físicas e psicológicas.
Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo (protestos pelos desaparecidos da Ditadura durante seção da Lei de Anistia na Câmara dos Deputados)
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário