Comemorações do Dia Internacional da Mulher já iniciaram em Sergipe
Ponto alto será no dia 8, com sessão especial na Câmara de Aracaju Cotidiano 05/03/2012 16h09Por Sílvio Oliveira
Palestras, caminhadas, debates e dias de lazer estão nas programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher das Secretarias de Estado e Municipal, além dos Conselhos Municipais do Direito da Mulher e órgãos ligados à causa. As comemorações iniciaram em São Cristóvão, no dia 1º de março, quando foi realizada a passeata “Diga não à violência contra a mulher”. O objetivo da caminhada foi sensibilizar a população para a importância de prevenir e combater a violência doméstica e sexual contra a mulher.
A Coordenadoria de Políticas Públicas de Aracaju também iniciou uma série de palestras ministradas em dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em associações de moradores, abordando o enfrentamento à violência contra a mulher, inserção no mercado de trabalho, prevenção de doenças, entre outros temas. "Nosso objetivo é mobilizar o maior número possível de mulheres para que elas tenham acesso a importantes informações que estarão sendo transmitidas", ressalta a coordenadora, Adriana Oliveira.
Nesta segunda-feira, 5, a palestra foi realizada no Cras Porto D'Anta e na terça-feira, 6, acontecerá na Associação de Moradores Pró-Melhoria do Conjunto Bugio. No salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também realizou um bate-papo no dia de hoje. Na quarta-feira, 7, a mesma palestra será ministrada no Cras Gonçalo Rollemberg Leite.
Na sexta-feira, dia 9, será a vez do Conselho participar da campanha Bem Mulher, no Sesc do município de Nossa Senhora do Socorro. Um estande será montado para viabilizar a distribuição de material socioeducativo, a exemplo da Lei Maria da Penha. "Celebrar o dia 8 de março é confirmar a cada ano o valor da mulher, que lutou muito para garantir os seus direitos e conquistar espaços antes exclusivos dos homens", considerou a vice-presidente do conselho, Magna Mendonça.
Segundo ela, a cada dois minutos, 15 mulheres são espancadas no Brasil. “Precisamos mudar essa realidade que tem como maior agressor o marido ou companheiro", disse a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ângela Machado.
Na Secretaria Estadual de Saúde, a programação terá um dia de lazer, realizado pela equipe da Rede QualiVida, da Secretaria de Estado da Educação. Serão oferecidos para as servidoras um café da manhã, além de massoterapia e uma palestra sobre o enfrentamento à violência.
Encerramento
O ponto alto da programação alusiva ao Dia Internacional contará com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, programada pela Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher. A semana será encerrada também com uma plenária no dia 8, às 15 horas, no auditório da Escola do Legislativo, devendo contar com a presença de diversas autoridades da capital.
A programação referente ao Dia Internacional da Mulher segue até 27 de março, com a realização de palestras educativas sobre a violência contra a mulher no Cras Risoleta Neves (12/3), Cras João de Oliveira Sobral (14/3), Cras Madre Tereza de Calcutá (16/3) e Grupo de Idosos Nova Vida, do Sesc de Nossa Senhora do Socorro.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário