Cirurgião-dentista alerta os riscos da perda de dentes para a saúde
Campanha Novembro Vermelho destaca conscientização contra o câncer bucal Cotidiano 13/11/2024 19h46“A perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos, segundo dados de pesquisa que ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros”. O alerta é do cirurgião-dentista Matheus Andrade, que chama a atenção para os fatores de risco da perda de dentes no mês da campanha Novembro Vermelho, que destaca a conscientização contra o câncer bucal.
“Os cuidados com a saúde bucal começam após o nascimento, quando os papais e responsáveis são orientados. É necessário visitar regularmente o dentista para evitar perda dos dentes, além de trazer diversos malefícios à saúde bucal, a falta de cuidados pode levar ao câncer bucal, cáries, halitose, entre outros”, destaca o cirurgião-dentista, Matheus Andrade.De acordo com dados do IBGE e Ibope, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas têm entre 25 e 44 anos. A pesquisa ressalta, ainda, que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.
"É necessário disseminar a importância da visita ao consultório, pois esses dados nos trazem uma dificuldade que é das pessoas irem ao dentista. Elas só vão no estágio final, quando é necessário a extração. Mas lembrem que tudo isso pode ser combatido se o paciente for ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Cuidar da mente e do físico é importante, mas a saúde bucal não pode ficar de fora”, pontua Matheus Andrade.
Matheus ainda informa que pacientes com perda de dentes têm dificuldade de mastigar alimentos mais densos. Evitam sorrir por vergonha e têm baixa autoestima. “O nosso sorriso é nosso cartão de visita e nos alimentar bem também requer uma boa mastigação. É primordial ter essa consciência de frequentar o dentista, pois só este profissional é capaz de evitar danos a sua saúde bucal e evitar o câncer bucal”, finaliza o cirurgião-dentista, Matheus Andrade.
Fonte: Assessoria de Comunicação