Cirurgia promete retomar radioterapia nesta quarta-feira (11)
Cotidiano 10/04/2018 12h00 - Atualizado em 10/04/2018 12h04Por Saullo Hipolito*
Parada há 85 dias, a máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia finaliza nesta terça-feira (10) a fase de testes e aprimoramento. Desde a terça-feira (3) o engenheiro técnico esteve no local realizando os devidos reparos na máquina, que, segundo o Hospital de Cirurgia, será liberada nesta quarta-feira (11) para os 38 pacientes que aguardam a continuidade do tratamento.
Segundo a representante do grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba, além da radioterapia, os serviços de quimioterapia apresentam problemas. “Nenhum médico oncológico está atendendo no local, essa informação foi passada ontem por outros membros do grupo. Informei a direção, pedi respostas e não tive retorno ainda”, afirma Sheila.
De acordo com a representante, existe uma fila de espera de mais de 300 pessoas no Estado e ela é distribuída, pela central de regulação, para o Hospital de Cirurgia, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ou para hospitais particulares conveniados com o Estado.
“No Cirurgia haviam 42 pacientes esperando o retorno do aparelho, quatro deles morreram, a gente atrela essas mortes à falta de atendimento, porque a cada dia que o paciente deixa de fazer o tratamento é 1% de chance do tumor voltar com mais intensidade”, afirma a representante do grupo Mulheres de Peito.
Quimioterapia
São dois tipos de medicamentos que estão em falta, segundo apuração das mulheres do grupo - o carboplatina e placitaxel. Além disso, médicos do centro de oncologia do Hospital de Cirurgia não estão mais atendendo no local porque não há condições de trabalho.
A equipe de reportagem do F5 News entrou em contato com a direção do Hospital de Cirurgia cobrando respostas sobre o serviço de quimioterapia e aguarda um posicionamento da instituição.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes