Cirurgia atrasa dois meses de salários aos funcionários
Cotidiano 06/04/2018 12h30 - Atualizado em 06/04/2018 13h41Por Fernanda Araujo
Sem o salário de fevereiro e agora sem o de março, funcionários do Hospital Cirurgia, em Aracaju (SE), podem deflagrar greve, caso o pagamento não seja efetuado ainda nesta sexta-feira (6). Segundo a associação que representa os trabalhadores, o hospital afirmou que o salário do mês retrasado seria efetuado até o meio dia de hoje, o que ainda não aconteceu.
Segundo José Cícero Souza, representante dos funcionários, parte dos trabalhadores recebeu os salários de fevereiro - os dos setores de serviços gerais como limpeza e portaria, os auxiliares de enfermagem e apenas 50% dos técnicos. Porém, a maioria permanece sem salário.
“Médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, coordenadores, todo o pessoal da área administrativa, estão sem receber. Na quarta à noite, a assessoria me disse que a gente ia receber ontem, ficou todo mundo alegre, mas ninguém recebeu. Agora disse que hoje de manhã era certeza, e nada. A gente fica sem acreditar, o medo é vir o final de semana sem salário”, reclama Souza.
Ainda de acordo com ele, funcionários estão passando por necessidades pela falta do dinheiro na conta. “Muitos estão com energia cortada, sem alimentação para dar aos filhos. Não digo quem é o culpado, mas a gente cobra do hospital porque é para ele que nós trabalhamos. A cada mês é o mesmo sofrimento, passa de um mês para outro sem salário. É uma situação de muito sofrimento”, lamenta.
O salário de março venceu hoje, o quinto dia útil do mês. “Nos deram a previsão para o pagamento na próxima terça, mas não podemos confiar nisso”, disse Cícero.
O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) já notificou o Ministério Público do Trabalho sobre a situação da categoria. Apesar da possibilidade de prejudicar os pacientes, José Cícero diz que as atividades na unidade podem ser paralisadas. “A gente não está mais confiando. A gente sofre pensando no paciente, mas infelizmente não dá para continuar. Se não recebermos hoje, na segunda-feira a gente vai ter que tomar uma decisão mais séria”, completa.
F5 News procurou a assessoria de comunicação da unidade, a qual informa que o hospital ainda aguarda o repasse do recurso da Secretaria de Estado da Saúde para fazer o pagamento de fevereiro, que foi interrompido por causa do breve bloqueio das contas do Estado. Caso o dinheiro seja depositado hoje, o pagamento também será efetuado, afirma a assessoria.
A assessoria diz ainda que nem mesmo os diretores do hospital receberam os salários por falta de dinheiro em caixa. Sobre o salário de março, também não deu previsão.
Um dos trabalhadores ficou em estado grave e foi levado ao HUSE
Celebrações acontecem de 1º a 10 de novembro com o tema “Maria, mulher de oração”
Sete itinerários levarão estudantes a locais de prova, incluindo a UFS e a UNIT
Mais de seis mil estudantes da rede estadual se reúnem no evento pré-enem
Celebrações ocorrem em sete cemitérios da capital, com participação do dom Josafá Menezes