Cientistas apontam café da manhã ideal para a saúde do coração
Estudo mostrou que pessoas cujo café da manhã continha de 20% a 30% do total de calorias diárias apresentaram melhores indicadores de saúde Cotidiano | Por Metrópoles 14/12/2024 07h00Pela primeira vez, especialistas avaliaram como a composição do café da manhã impacta a saúde cardíaca. O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisas do Hospital del Mar, de Barcelona, na Espanha, e está publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging.
Os pesquisadores acompanharam 383 voluntários, com idades entre 55 e 75 anos, que participam de um ensaio clínico que compara a dieta mediterrânea com outros protocolos alimentares. Para analisar os efeitos do café da manhã sobre o risco cardíaco, durante três anos, eles observaram a saúde dos participantes que estavam obesos ou acima do peso.
Os resultados mostraram que os participantes que concentraram de 20 a 30% da ingestão diária de calorias no café da manhã tiveram resultados melhores em relação ao controle de peso, ao IMC e à circunferência abdominal, na comparação com aqueles que comeram mais ou menos que isso.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.