Chuvas: aparição de animais silvestres exige cuidado
Veterinário da Adema orienta a população sobre as medidas necessárias para evitar acidentes Cotidiano | Por Daniel Soares 16/01/2025 09h29 - Atualizado em 16/01/2025 09h46As fortes chuvas que atingiram Sergipe nos últimos dias causou alagamentos em diversas áreas. Da mesma forma, alguns casos de aparição de animais silvestres em ruas e bairros residenciais foram registrados, o que exige bastante cuidado e atenção por parte da população.
De acordo com Daniel Allievi, veterinário e técnico ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) de Sergipe, a cidade, que é interligada por cursos hídricos e manguezais, está naturalmente propensa à presença de fauna nativa em áreas urbanas.
“Aracaju é uma cidade entremeada de cursos hídricos e manguezais, o que favorece o aparecimento de animais da fauna desse bioma nas áreas urbanas”, explica Allievi. Além disso, as chuvas intensas têm inundado os abrigos e ninhos de animais como cobras e jacarés, forçando-os a sair à procura de novos locais para se abrigar e regular a temperatura corporal.
Embora esses animais não busquem confrontos, seu instinto de autopreservação pode torná-los agressivos se se sentirem ameaçados. “Qualquer animal silvestre que apareça é importante que a população saiba que não deve manusear”, alerta o veterinário.
“São animais não domesticados, que possuem hábitos próprios e instinto de autopreservação. Ao tentar um contato inadequado, o animal pode se sentir atacado e reagir de maneira que possa ferir a pessoa ou a si mesmo. Além disso, há a possibilidade de transmissão de doenças tanto do humano para o animal quanto do animal para a pessoa", esclarece.
Em situações como essas, os moradores devem manter distância dos animais e evitar qualquer tentativa de contato físico. “É importante não oferecer alimentos ou medicamentos, caso notem algum ferimento”, recomenda Allievi. O especialista reforça a necessidade de chamar os órgãos responsáveis para garantir que o resgate seja feito de forma segura e com a devida capacitação.
Como Acionar o resgate
A Adema está disponível para o resgate desses animais todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 8h às 13h. Os cidadãos podem entrar em contato pelo WhatsApp (79) 9 9983-7148 ou pelo número fixo (79) 3198-7152, disponível de segunda a sexta-feira. Em situações de emergência fora do horário de atendimento, é possível acionar a Companhia Independente de Polícia Ambiental pelo número 190.