Censo Educacional quer matricular 391 crianças em Ilha das Flores
Cotidiano 01/12/2011 16h15Por Sílvio Oliveira
O Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Educação realizarão o pós-censo educacional na cidade de Ilha das Flores (SE), nesta sexta-feira (02). A intenção é matricular 391 crianças na faixa etária de três a 18 anos e registrar 66 crianças que não possuem certidão de nascimento.
A ação acontecerá na escola estadual Manoel Antônio Pereira, às 8h. O Ministério Público aproveitará a oportunidade para lançar a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai), na qual serão lançados os dados dos alunos que estão matriculados na Rede de Ensino, mas que frequentemente faltam às aulas. O programa Sergipe Alfabetizado também matriculará adultos e analfabetos que desejam ser alfabetizados.
Selma Siqueira de Carvalho, coordenadora executiva do projeto, revela que na última pesquisa executada em Ilha das Flores foi identificado um percentual de 39,31% de pessoas que não estão frequentando as salas de aula, ou seja, dos 391 alunos na faixa etária de três a 18 anos. Também será oficialmente divulgado que 18 crianças necessitam de educação especial no município e 66 crianças estão invisíveis para as políticas de cidadania, por não ter registro de nascimento.
Diante dos resultados, serão convocadas todas as escolas estaduais e municipais para ofertar vagas pré-existentes a esses potenciais alunos, a fim de que iniciem ou retomem os estudos nos anos subsequentes. “O censo deixou de ser somente educacional para ser social e um projeto de cidadania. Além de incentivar a matrícula das crianças fora da sala de aula, há a participação do cartório para registrar, do Creese com médicos especializados para crianças especiais, e do Sergipe Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, informou Selma Siqueira.
Depois de Ilha das Flores, o município de Maruim receberá o pós-censo em fevereiro de 2012. O cronograma do próximo ano já contempla os municípios de Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, além dos bairros Matadouro e Mosqueiro, em Aracaju.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia