Catadores de laranja recebem qualificação profissional em Boquim
Cotidiano 14/03/2012 09h51
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social iniciou nesta terça-feira, 13, no município de Boquim, os cursos de qualificação profissional promovidos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Regional Sergipe (Senar/SE) para os beneficiários do programa de transferência de renda e geração de cidadania Mão Amiga.
Em Boquim, onde há 343 beneficiários, serão ofertadas quatro turmas de informática, seis de cerqueiro, quatro de agricultura geral e mais quatro de aplicação de agrotóxicos.
A aluna do curso de aplicação de agrotóxicos, Joseane dos Santos revelou suas expectativas sobre as aulas. “Já participo do Mão Amiga há dois anos e sempre fiz os cursos de capacitação com muito prazer. Agora pretendo aprender bastante sobre o perigo dos venenos que são colocados nas plantas”.
Para o aluno de agricultura geral, Elias dos Santos, o curso será muito proveitoso. “Trabalho com a laranja desde os meus 10 anos de idade, mas nunca tive muito contato com os estudos sobre agricultura. Acho muito importante receber esse conhecimento”.
A técnica do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Auta Arnaldo, ressaltou a relevância das aulas. “Além das aulas teóricas, os alunos receberão ensinamentos práticos sobre a agricultura geral e sobre aplicação de agrotóxicos. Ao final das aulas, todos receberão o certificado de conclusão do Sistema S”.
A secretária de Inclusão Social de Boquim, Simone Maia, parabenizou os alunos. “Ficamos muito felizes em perceber que os trabalhadores rurais de Boquim estão se desenvolvendo, procurando crescer na vida e adquirindo novos conhecimentos”.
Por decisão do Conselho Gestor do programa, a Secretaria de Estado do Trabalho não será mais a única responsável pelas capacitações, como acontecia nos anos anteriores. A partir de agora, os beneficiários que são analfabetos serão inseridos no Sergipe Alfabetizado e as empresas do Sistema S também farão capacitações.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário