"Carmo Energy continua funcionando sem registro em Sergipe", diz Crea-SE
Conselho disse ainda que a empresa foi autuada diversas vezes, e operação segue irregular Cotidiano | Por F5 News 08/01/2025 16h59 - Atualizado em 08/01/2025 18h05O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) informou que enviou fiscais ao campo de exploração de petróleo da empresa Carmo Energy, localizado no Povoado Bomfim, em Divina Pastora (SE), após a morte de um homem que atuava na segurança, que foi imprensado em uma bomba de sucção, conhecida como ‘cavalo de pau’. O acidente ocorreu na terça-feira (7), e o Crea-SE está acompanhando o caso, aguardando os resultados das investigações da Polícia Civil.
Segundo o Crea-SE, desde 2022, a Carmo Energy opera sem registro no Crea-SE e sem apresentar o quadro técnico de funcionários, uma situação que viola a legislação federal e impede a identificação dos responsáveis pela operação. A empresa foi notificada e autuada por não regularizar sua situação junto ao Conselho, mas ainda não apresentou as devidas correções.
A fiscalização do Crea-SE constatou que, embora o local tenha sido inspecionado por um engenheiro de segurança do trabalho, este profissional não possui vínculo com a empresa. Além disso, a operação do campo de petróleo encontra-se irregular, uma vez que não há um responsável técnico presente no momento.
O Crea-SE reforça que está adotando as medidas necessárias para garantir que a Carmo Energy se regularize, cumprindo os princípios éticos e legais, e afirma que continuará colaborando com as autoridades para a elucidação do acidente. A empresa já havia sido autuada anteriormente, em outubro do ano passado, pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) em razão de outra denúncia, o que resultou em mais uma infração.
“O Conselho reitera que tem adotado as medidas necessárias administrativamente e juridicamente para que a Carmo Energy se regularize junto ao Conselho, em observância aos princípios éticos profissionais”, afirmou o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
O F5 News entrou em contato com a empresa Carmo Energy em busca de um posicionamento sobre o ocorrido, mas até o momento não obteve resposta.
No final da tarde, o Crea-SE informou que a Carmo Energy sinalizou que deve regularizar a sua situação até a próxima semana.
Com informações da assessoria de imprensa.