Câncer é a primeira causa de morte em duas cidades de Sergipe
Cotidiano 18/04/2018 18h30Por F5 News
Em dois dos 75 municípios sergipanos o câncer já é a principal causa de morte. Isso é o que aponta um levantamento inédito do Conselho Federal de Medicina (CFM), feito com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). No Brasil, O câncer figura como principal causa de morte em 10% das cidades.
De acordo com a análise do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), a doença é a principal causa de morte nas cidades sergipanas de São Miguel do Aleixo e Cumbe. Juntos, os dois municípios têm 7887 moradores e o câncer é o responsável por, em média, 20% dos óbitos em cada um deles.
Os pesquisadores alertaram que o câncer avança a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.
Leia também
Pacientes continuam sem tratamento de radioterapia no Cirurgia
“O aumento da mortalidade pela doença está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente”, apontou a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall.
Considerando o diagnóstico como um “grave problema de saúde pública”, o 1º secretário do CFM, Hermann von Tiesenhausen, enfatizou a necessidade de planejar melhor as ações de controle, prevenção e tratamento da doença no país.
“É preciso envidar todos os esforços para conter essa epidemia e manter a obediência às diretrizes e aos princípios constitucionais que regulam a assistência nas redes pública, suplementar e privada no Brasil”, afirma.
Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), na Rodovia SE-220
Expansão garante maior segurança alimentar e nutricional à população em situação de vulnerabilidade
Suspeito estava com o entorpecente em um veículo no Conjunto Fernando Collor
Prisões aconteceram nesta quinta (31). Um dos suspeitos já havia sido detido por tráfico
Parque estará com decoração natalina entre os meses de novembro a janeiro