Campeonato sergipano de luta de braço acontecerá no próximo domingo
Cotidiano 08/02/2012 15h19Da Redação
Será realizado no próximo domingo, dia 12, na praça da Visconde de Maracaju, o 9º Campeonato Sergipano de Luta de Braço. O evento acontece a partir das 9h, com a participação de mais de 100 atletas das categorias masculino e feminino. A competição tem o patrocínio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
O campeão de cada categoria se classifica para as competições nacionais, a exemplo do Brasileiro, da Copa do Brasil e do Norte/Nordeste. Os ganhadores também receberão troféus e medalhas. O vencedor da categoria Absoluta – que envolve atletas de todas as categorias –, será premiado com uma bicicleta. Antes do início do campeonato, os atletas passam por uma pesagem.
O presidente da Federação Sergipana de Luta de Braço, Alex Moura, disse que espera uma competição bastante disputada e que o público compareça em massa ao local. "Aqui em Sergipe, o esporte já uma realidade. Temos inúmeros adeptos e, tenho certeza, que o campeonato terá muitas emoções", enfatiza, destacando que qualquer pessoa pode competir.
"Óbvio que, para participar da luta de braço, existem algumas regras e pré-requisitos. O atleta é obrigado a competir de calça, tênis ou sapato e camisa. Não pode usar camisa regata e sandália e short, jamais. Além disso, se for usar o boné, tem que colocá-lo para trás, com a finalidade de não atrapalhar o adversário", explica.
As inscrições podem ser feitas no local do evento e custam R$ 20. Maiores informações pelo telefone 9893- 4144.
Um campeão na luta de braço
Além de presidente da Federação, Alex Moura também é atleta e um supercampeão. "Já conquistei o bicampeonato Brasileiro, o tetra Norte/Nordeste, além de um campeonato baiano e outro pernambucano. Apesar de não competir oficialmente há quatro anos em Brasileiros, continuo sendo o primeiro no ranking em nível nacional e o terceiro em âmbito mundial, na categoria 90 quilos. A luta de braço é um esporte que gosto bastante. Gostaria de agradecer o patrocínio da Prefeitura e da Semel", salienta.
História da luta de braço
A luta de braço, também conhecida como braço de ferro ou queda de braço, é uma atividade esportiva em que dois contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos. Em seguida, cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.
A luta de braço surgiu nas mais antigas civilizações. Há registros desta prática em gravuras, pinturas e estátuas, é, portanto, um esporte milenar.
A partir da década de 50, a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977, o esporte se oficializou no Brasil e, em 1994, foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB).
A partir desta quinta (14), 379 mil famílias sergipanas podem sacar o benefício
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Ela entrou para o Guinness Book pela apresentação de Simone de Beauvoir
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança
Profissionais trabalham para reabastecer estoques de sangues necessários