Cachorro e três jabutis são resgatados em situação de maus-tratos em Aracaju
Animais estavam abandonados desde o Natal, em condições insalubres Cotidiano | Por F5 News 08/01/2025 18h04 - Atualizado em 08/01/2025 18h36Um cão sem raça definida (SRD) e de três jabutis foram resgatados na manhã desta quarta-feira (8), todos encontrados em situação de maus-tratos em um apartamento localizado em um condomínio no bairro Marivan, em Aracaju. Os animais estavam abandonados desde a véspera do Natal e foram encontrados sem alimentação e em condições insalubres.
Segundo o delegado Flávio Albuquerque, a ação foi desencadeada após diversas denúncias anônimas recebidas através do Disque-Denúncia (181) e das redes sociais. As denúncias informavam sobre o cão SRD, de porte médio, que estava há dias abandonado no apartamento, sem alimentação ou hidratação adequadas. O animal, que estava estressado e latindo incessantemente, exalava fortes odores de fezes e urina, prejudicando o ambiente do prédio.
Ao chegar ao local, a equipe da Delegacia Especializada de Proteção ao Animal e Meio Ambiente (Depama) confirmou as condições dos animais. O cão foi encontrado muito magro, faminto e desidratado. Após o resgate, o animal foi levado para atendimento médico veterinário, sendo diagnosticado com erliquiose, uma doença infecciosa transmitida por carrapatos. O cão está disponível para adoção, e os interessados devem procurar a Depama pessoalmente.
Os três jabutis encontrados na varanda do apartamento também estavam em situação semelhante, privados de alimentação e água. A guarda indevida dos animais configura crime ambiental. Os moradores do prédio, que se mobilizaram para ajudar, colocavam ração pela brecha da porta para tentar alimentar os animais.
Os tutores dos animais foram identificados pela Depama e serão indiciados por crime de maus-tratos a cães e animais silvestres. O inquérito policial será concluído e enviado ao Poder Judiciário nos próximos dias.
A Polícia Civil reforça o pedido para que informações sobre crimes de maus-tratos contra animais sejam repassadas através do Disque-Denúncia (181) ou pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais. O sigilo das denúncias é garantido.