Biblioteca difunde conhecimento sobre os 157 anos de Aracaju
Cotidiano 08/03/2012 15h03
Antecipando o aniversário de Aracaju, que completará 157 anos no próximo dia 17, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realizou na quarta-feira, dia 7, diversas atividades lúdicas com alunos de escolas da comunidade. Contações de estórias, oficinas de pintura e um pouco mais de conhecimento acerca da história da capital sergipana foram oferecidos às crianças, que passaram o dia envolvidas pelas letras e arte.
Espaço ‘Saiba Mais'
Com o espaço ‘Saiba Mais', mural de informações voltadas, este mês, à comemoração do Aniversário da Cidade, alunos de escolas públicas e particulares puderam aprender um pouco mais a respeito da História e da Geografia de Aracaju. Por meio da coordenadora da Seção Infantil da Biblioteca, Nailde Santana, o mapa da cidade foi desvendado, os bairros foram localizados, os pontos turísticos foram apreciados e até a densidade demográfica foi descoberta, tudo isso sem sair do lugar.
"Toda criança é muito curiosa e elas adoram aprender, sempre perguntam e ficam impressionadas ao descobrirem as mudanças que Aracaju passou nesses 157 anos, principalmente quando mostramos algumas fotos da cidade de antigamente. Elas não hesitam em perguntar, até com uma certa frequência, sobre a mudança da capital, a evolução da cidade e até sobre o Colégio Atheneu, onde, como elas descobriram, estudaram grandes personalidades aracajuanas", diz Nailde Santana.
Oficina de Pintura
Após toda bagagem teórica, foi a vez dos alunos demonstrarem no papel o que aprenderam. Depois de uma oficina de pintura, onde a pedagoga Adriane Pereira ensinou técnicas básicas de desenho e pintura, as crianças, munidas de muita tinta, pincéis e lápis de cor e baseadas em fotografias e em lembranças, retrataram da forma mais livre e colorida possível os diversos pontos turísticos de Aracaju.
"O que eu passei aos alunos foram algumas noções básicas de pintura como utilização de sombras e mistura de cores. Eles tiveram muito tempo, liberdade e cores para pintar e o resultado foi impressionante. Aqui tem pinturas belíssimas tanto de pontos turísticos da cidade como de lugares que estão na memória das crianças como o campinho de futebol ou o colégio onde elas estudam", relatou a pedagoga especialista em Arte e Educação e instrutora da oficina, Adriane Pereira.
Os cerca de 40 desenhos produzidos pelas quatro turmas que participaram do projeto ficarão expostos na Ivone de Menezes até o dia 30 deste mês e depois voltarão para seus autores. Segundo a diretora da Biblioteca, Maria José, as quatro turmas, cada uma de uma escola, foram divididas entre os dias 6 e 7 e o principal objetivo da biblioteca foi alcançado. "Buscamos, este mês, despertar não só na criança, mas em toda a comunidade, o conhecimento da cidade onde elas moram. Além dos alunos das escolas selecionadas, também recebemos crianças de outras escolas e das mais diversas idades, curiosas com os assuntos abordados e ansiosas pela pintura. Ninguém ficou de fora e, no fim, foi um sucesso", comemora Maria José.
A Biblioteca
A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira está localizada na praça Major Edeltrudes Teles, s/n, conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia. O horário de funcionamento da instituição é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. Mais informações sobre a biblioteca podem ser obtidas pelo telefone: (79) 3179-6411.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário