Bancários discutirão greve em assembleia hoje
Cotidiano 29/09/2011 12h13Por Fernanda Araujo
A greve dos bancários que completa hoje três dias continua por tempo indeterminado. A categoria conseguiu forte adesão ao movimento e, só no interior do estado, algumas agências do Banese, da Caixa e do BNB permanecem em funcionamento.
Para fazer um balanço da paralisação banco por banco, ou seja, como a greve se comportou, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB) promoverá hoje às 17h uma Assembleia geral, na sede do sindicato, localizada na Av. Gonçalo Prado Rolemberg, 794, centro. Os sindicalistas irão definir os caminhamentos da greve e quais decisões poderão ser tomadas perante a mobilização.
Segundo o presidente do SEEB, José Souza, por enquanto não haverá manifestação, pelo fato de estarem realizando a assembleia com os trabalhadores.
Entenda
Os bancários entraram em greve reivindicando o reajuste salarial que, de acordo com os sindicalistas, não foi atendido. “Já estamos no final do mês. Nós entregamos a proposta no dia 12 de agosto à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), tivemos cinco rodadas de negociação que resultaram em pouco avanço.”, critica José Souza.
A Campanha Nacional Salarial da classe tem a proposta de reajuste salarial de 12,8%, mais uma Participação dos Lucros e Resultados de três salários mínimos, acrescidos de mais R$ 4,5 mil. Além disso, um piso de ingresso de R$ 2.297. Porém, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi de 8%, percentual que José Souza classifica como insuficiente para resolver os problemas e as necessidades dos bancários.
“Depois de um ano pedimos 5%, eles oferecem 0,5%. Trabalhamos em um setor poderoso da economia do país. O banco lucrou mais de 27 bilhões no 1º semestre e, no entanto, se recusam a garantir o nosso direito”, contesta.
Foto: SEEB
Processo seletivo será constituído de uma única etapa; entenda como funciona
A ação é fruto da adesão ao Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares
A hidratação torna-se um fator essencial para combater essa condição em crianças
A iniciativa busca combater maus-tratos e aumentar segurança dos animais
Crime ocorreu em Cedro de São João; segundo suspeito continua foragido, e polícia pede ajuda para localizá-lo