Aumento dos professores é retroativo a janeiro
Professores se reunirão em assembleia no dia 7 de março Cotidiano 28/02/2012 10h09
Por Márcio Rocha
Os professores de todo o Brasil estão com um novo piso salarial definido pelo Governo Federal. Foi concedido um aumento de 22,22% no salário que era de R$ 1.187, passando para R$ 1.451, retroativos ao mês de janeiro. O aumento dos professores é baseado na arrecadação do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação Básica (FUNDEB).
O Ministério da Educação informou o valor novo na semana passada aos Estados e Municípios. Em Sergipe, algumas prefeituras encontraram dificuldade para pagar o piso anterior e poderão enfrentar problemas no pagamento do novo valor.
De acordo com o professor Roberto Silva, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino em Sergipe (Sintese), o momento do sindicato é de discussão para averiguar os cenários no Estado e nos Municípios. “Estamos sentando para discutir a situação. Compreendemos a situação dos estados e municípios, mas entendemos que eles devem pagar o piso”, disse Roberto.
A arrecadação do FUNDEB aumentou, o que leva os Municípios e Estados a terem mais fundos para prover o pagamento do piso dos professores. Para viabilizar o pagamentos, os prefeitos dos 75 municípios já foram contatados e alguns prefeitos já estão em negociação com o Sintese.
Para uma melhor compreensão da situação por parte dos professores, o Sintese convocou assembleia da categoria para o próximo dia 7, onde serão apresentados os números aos professores e a discussão será levada adiante.
Temperaturas variam entre 24 °C e 30 °C, com alta probabilidade de chuva
Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou os benefícios nutricionais desse vegetal
Na Câmara dos Deputados, tramita projeto para limitar uso de aparelhos
Veículo foi levado por bandidos no Centro, mas localizado horas depois no Complexo da Maré
Energético possui benefícios como praticidade, economia e segurança