Aracaju terá ônibus elétrico em fase experimental por 30 dias | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte
Aracaju terá ônibus elétrico em fase experimental por 30 dias
Veículo foi apresentado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (14)
Cotidiano | Por F5 News 14/01/2025 08h26


A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), apresentou na manhã desta terça-feira (14) um ônibus elétrico que será testado em caráter experimental rodando na capital por 30 dias. O veículo foi exibido nos Mercados Centrais da capital e deverá iniciar sua operação no dia 20 de janeiro, circulando nas linhas de maior fluxo, como a 001 e a 002, que atravessam a cidade de ponta a ponta.  

O modelo escolhido para o período de testes é o Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela TEVX Higer, uma das principais montadoras de ônibus elétricos do mundo. Durante o evento de apresentação, o ônibus realizou um trajeto de demonstração, partindo dos Mercados Centrais até a Colina do Santo Antônio.  

"Ar-condicionado, conforto. Enquanto esse ônibus está circulando, ele é silencioso e agradável. É isso o que o povo de Aracaju merece. Passando pela aprovação do povo, teremos ônibus assim, se Deus quiser", afirmou Emília.

Implantação
O Azure A12 BR já está em operação em cidades como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de ter sido testado em Florianópolis (SC), Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).  

De acordo com a Prefeitura de Aracaju, os recursos para a aquisição dos ônibus elétricos virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que destinou R$ 10,6 bilhões para modernizar o transporte público no país.  

Embora ainda não haja um número definido de veículos a serem integrados à frota, a prefeita Emília Corrêa estima que pelo menos 30 ônibus elétricos sejam implantados nos próximos quatro anos. "Estamos empenhados em buscar o melhor para Aracaju", afirmou a prefeita.

Veículo
O Azure A12 BR é projetado para transportar até 76 passageiros e possui baixo nível de ruído. O veículo conta com uma autonomia média de 300 quilômetros por recarga, que pode ser ampliada em até 30% graças ao sistema de freios regenerativos. Suas baterias de 385 kWh são recarregáveis em apenas 2,5 horas.  

Pensando na acessibilidade, o ônibus possui piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área destinada a cadeirantes com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros.  

O conforto interno também se destaca. O veículo é equipado com ar-condicionado ecológico, saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, além de Wi-Fi integrado e tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos móveis, inclusive para passageiros em pé.  

Em termos de economia, o modelo promete uma redução de até 60% nos custos de manutenção e de até 80% nos custos operacionais em comparação aos ônibus a diesel.

Mais Notícias de Cotidiano
reprodução/redes sociais
14/01/2025  18h52 Morre Evando Franca, ex-vereador de Aracaju
PMSE/Reprodução
14/01/2025  18h01 Casal de irmãos ameaça moradores com machadinha e agride policiais em Aracaju
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
14/01/2025  17h21 Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
CNI/José Paulo Lacerda
14/01/2025  17h02 Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
Reprodução
14/01/2025  16h53 Carro fica submerso em Lagarto após forte chuva

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado