Aracaju tem 1ª Consocial
Cotidiano 09/03/2012 15h56A Secretaria Municipal de Controle Interno realizou na manhã desta sexta-feira, 9, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Interno, no Hotel Mercure. O evento, voltado para a sociedade civil, poder público e conselhos municipais, teve como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
Representando o prefeito Edvaldo Nogueira no ato, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, citou os avanços que o Brasil vem registrando no campo da democracia e do controle social na gestão pública, enfatizando a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira de tornar cada vez mais transparente a sua administração.
"Em todas as áreas das políticas públicas e da gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira tem aberto espaço para a participação popular. Hoje, Aracaju é quarta capital do país com mecanismos eletrônicos de transparência acessível ao controle social", disse Bosco Rolemberg. Ele lembrou os meios esporádicos utilizados no passado para garantir a participação popular, como por exemplo as plenárias realizadas nas comunidades e as audiências públicas.
"Vivemos hoje um novo tempo: distribuimos renda, temos liberdade política e neste ambiente democrático estamos construindo um modelo de gestão participativa", disse Bosco Rolemberg, salientando que os debates da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Interno garantem o exercício da cidadania.
A secretária Municipal de Controle Interno e presidente da conferência, Wilza Cláudia, falou da importância da conferência como meio de assegurar a participação popular na gestão administrativa e destacou o apoio dado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para a realização do evento, idealizado pela Controladoria Geral da União.
O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, presente ao evento disse que o controle social é motivado pelos tempos modernos. "Permitir a participação popular na gestão e dar poder à sociedade de entender os meandros da administração pública", reforçou o procurador.
Eixos
A conferência discutiu, em trabalhos de grupo, quatro eixos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Também participaram da solenidade de abertura a deputada estadual Ana Lúcia, o superintendente da SMTT, Antônio Samarone e o Subsecretário de Movimentos Sociais e Sindicais, Chico Buchinho.
Fonte: PMA
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário