Aracaju inicia campanha de conscientização sobre câncer de mama e de colo do útero
Foco será intensificar a busca ativa por pessoas que não realizaram exames de rastreamento Cotidiano 02/10/2024 10h59Com o objetivo de disseminar informações sobre o câncer de mama e reforçar as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início à campanha Outubro Rosa, visando promover a conscientização sobre a detecção do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Neste ano, o tema da campanha é "Saúde da Mulher: Desafios e Perspectivas para o Controle do Câncer". Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Mulher da SMS, Vanessa Simões, o foco deste mês é intensificar a busca ativa por mulheres e homens transgênero que não realizaram mastectomia, dentro da faixa etária recomendada para os exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. As ações serão conduzidas pela Rede de Saúde de Aracaju.
"Neste período, reforçamos à sociedade a importância de realizar a busca ativa deste público, com o foco de prevenir o avanço do câncer. Embora a busca ativa ocorra ao longo de todo o ano, durante o mês de outubro intensificamos as recomendações para consultas, exames de rotina, diagnóstico e tratamento precoce", explica Vanessa.
Programação de ações
Durante este mês, todas as quartas-feiras, as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital intensificarão as ações voltadas ao tema.
Em parceria com o Shopping Jardins, a SMS oferecerá, entre os dias 21 e 25 de outubro, um consultório de atendimento a mulheres e homens transgênero, com idades entre 25 e 69 anos, residentes em Aracaju, para a realização de exames preventivos, como parte da programação do Outubro Rosa.
"Das 10h às 12h e das 13h às 18h, serão ofertados, gratuitamente, exames clínicos das mamas, exames citopatológicos de colo do útero, testes rápidos para detecção de sífilis, HIV, hepatites B e C, além de verificação de pressão arterial, glicemia capilar e atualização do cartão vacinal. O consultório estará localizado no ponto de vacinação do shopping", informa a técnica.
Acesso aos serviços no shopping
Para acessar os serviços oferecidos no Shopping Jardins, além de estar na faixa etária de 25 a 69 anos, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina para verificação de possíveis vacinas em atraso. O atendimento será realizado por enfermeiras e técnicas de enfermagem.
"A SMS descentralizou os serviços de saúde para ampliar o acesso aos exames preventivos. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, pois possibilita um tratamento rápido e eficiente. Nos casos em que houver necessidade de investigação adicional, as mulheres e homens transgênero atendidos no shopping serão encaminhados para a realização de mamografia", complementa Vanessa.
Serviços disponíveis
Aracaju oferece serviços tanto na Rede de Atenção Básica quanto na Rede Especializada, com profissionais capacitados para acolher pacientes que possuam mamas e apresentem sintomas ou que desejem realizar exames preventivos.
"Se a pessoa apresentar dor, alterações, nódulos ou secreção nos mamilos, ou mesmo que esteja assintomática, deve procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Caso o câncer seja detectado, o paciente será encaminhado para unidades de alta complexidade gerenciadas pelo Estado. Nos casos em que não há diagnóstico de câncer, o paciente continuará sendo atendido pelo Município, com a realização de consultas e exames preventivos", destaca a técnica.
Fluxo de atendimento
A SMS atua de forma preventiva, com o objetivo de garantir o diagnóstico precoce. O acolhimento é realizado nas Unidades de Saúde, onde são oferecidos consultas e exames. Pacientes também têm acesso a especialidades médicas por meio de agendamento via sistema.
"A regulação realiza o agendamento para atendimento com mastologista no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM), localizado no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos. Por se tratar de serviços especializados, o CAASM não funciona como porta aberta, sendo necessário que o paciente seja encaminhado pela unidade de referência", salienta Vanessa.
Fonte: Ascom SMS