Aracaju fica em 6º lugar no ranking das cidades inteligentes entre capitais do Nordeste
Relatório aponta mobilidade como eixo que mais avançou na capital sergipana Cotidiano | Por F5News 07/09/2024 09h39Aracaju ocupa a sexta posição entre as capitais do Nordeste no Ranking Connected Smart Cities 2024, divulgado esta semana pela consultoria Urban Systems.
No rol geral, a capital sergipana ficou na 76ª posição. No ano passado, Aracaju ocupava o 53º lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes avaliados.
Dentre as sete capitais nordestinas avaliadas na região, Aracaju ficou na frente apenas de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.
O estudo considera os eixos de urbanismo, inovação social, mobilidade, captação de recursos, energia, governança, tecnologia e inovação, meio ambiente, segurança, empreendedorismo e economia criativa.
Na avaliação da capital sergipana, o relatório aponta que os melhores indicadores estão ligados às áreas de mobilidade (35º), Tecnologia da Informação e Inovação (52º) e Segurança (55º).
A boa avaliação do segmento de mobilidade considerou a construção de novas ciclovias, a reforma do aeroporto, a proporção de veículos de baixa emissão de poluentes, além do sistema de bilhetagem eletrônica e os semáforos inteligentes.
O Ranking faz parte da Plataforma CSC que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.
“Cidades inteligentes são organismos vivos que se reinventam continuamente, por exemplo, Paris desenvolveu novas centralidades para que os cidadãos possam resolver suas demandas em 15 minutos a pé ou de bicicleta. Barcelona, por sua vez, está revisando o Bairro 22@, implementando superquadras e inserindo produtos complementares como moradia e saúde, elevando o coeficiente de aproveitamento para adensar a região”, afirma Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.