Aprovação da Lei da Ficha Limpa traz esperança de uma política melhor
Cotidiano 17/02/2012 16h46Por Adriana Meneses
Aprovada em sua maioria no Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quinta-feira (16), a Lei da Ficha Limpa, que prevê critérios de inelegibilidade mais rígidos para os candidatos aos cargos públicos, passa a valer para as próximas eleições de outubro, onde concorrerão os candidatos a prefeitos e vereadores. Para mensurar a aceitação quanto à vigência da Lei, F5 News buscou a opinião de algumas pessoas a respeito dos potenciais benefícios que ela trará para o campo político.
"Importantíssima", foi a definição do jornalista Antônio Garcia. Ele acredita que a nova Lei será um divisor de águas na política brasileira. “Caberá a sociedade a responsabilidade de saber escolher seus representantes. A sociedade não tolera mais político corrupto. Sabemos que a Lei da Ficha Limpa não vai acabar com a corrupção, mas com a lei, já começamos a trilhar um caminho melhor, mais correto”, analisa.
Já o professor Anderson Góis espera que, por ter sido uma ação popular, o povo procure uma interação mais direta com o poder público. “A Lei será naturalmente um ponto de seleção para que sejam ofertados à população candidatos melhores. O país ainda precisa de uma ampla reforma política, mas a ficha limpa já é um grande passo”, observou.
O designer Haroldo Sousa ficou satisfeito pela aprovação da Lei ter saído antes das próximas eleições e aposta que agora a população saberá se defender dos políticos corruptos. “O problema com as leis no Brasil é que são tão cheias de brechas que acabam não funcionando como deveriam. Pessoas esclarecidas não votam em corruptos, mas num país que ignora a educação como o nosso, essas pessoas são raras e as eleições acabam virando uma feira de votos, por isso a importância de leis que previnam essas coisas”, disse
Bombeiros procuram por terceira vítima que estava no carro levado por enxurrada
Pesquisadores brasileiros analisaram como a prática de atividade física
Dois veículos foram levados pela correnteza depois das fortes chuvas que atingem o estado
Previsão foi divulgada pela Semac neste domingo; estado deve registrar na segunda menor temperatura da semana, com 25ºC