Após acordo, obstetras voltam a atender normalmente na Lourdes Nogueira
INTS diz que chegou a um acordo para pagamento de 20% dos honorários e que aguarda regularização da PMA Cotidiano | F5 News 17/01/2025 09h37O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que gere a Maternidade Lourdes Nogueira, em Aracaju, Sergipe, informou que chegou a um acordo com os médicos obstetras que atuam na unidade. Com isso, o fluxo operacional nesta sexta-feira (17) segue normal, sem a paralização de profissionais.
No início da manhã, os médicos anunciaram a paralização das suas atividades eletivas alegando atrasos nos pagamentos dos salários. Somente casos de urgência e emergência seriam atendidos pelos obstetras, o que comprometeria o restante dos serviços da maternidade.
Contudo, o INTS informou que houve uma tentativa de acordo com a empresa médica para o pagamento de pelo menos 20% dos honorários, o que evitou a paralização. Por isso, a unidade está em pleno funcionamento.
O INTS informou ainda que segue aguardando a regularização do repasse por parte da atual gestão municipal. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) informou que uma reunião entre a pasta e a direção do INTS está agendada para esta sexta-feira (17).