Apartamentos do Ipes Previdência vão a leilão revoltando moradores | F5 News - Sergipe Atualizado

Apartamentos do Ipes Previdência vão a leilão revoltando moradores
A maioria passa dos 60 anos e não tem como realizar financiamentos
Cotidiano 05/01/2012 20h19


Por Sílvio Oliveira

Moradores dos 48 apartamentos do condomínio José Sales de Campos, construído pelo extinto Ipes Previdência na rua Urquiza Leal, bairro Grageru, em Aracaju, terão até o dia 28 de janeiro para demonstrarem interesse em continuar morando nos apartamentos. O Sergipe Previdência lançou o edital de venda dos imóveis com licitação prevista para ocorrer no dia 8 de março do corrente ano. Os moradores têm preferência para aquisição dos apartamentos.

Os imóveis estão avaliados em R$ 115 mil e os interessados em permanecer deverão apresentar na sede do Sergipe Previdência a quitação de aluguel e de pendências condominiais, além de 5% do valor total. O financiamento restante poderá ser feito por qualquer unidade bancária, ou através de FGTS ou qualquer outro tipo de quitação imobiliária.

A situação gerou insatisfação e tem tirado o sono dos moradores, que vêem na decisão uma forma arbitrária, já que, segundo eles, a condomínio foi construído na época do então governador Augusto Franco, em 1982, para ser vendido a servidores públicos que fizeram a inscrição e, conforme os condomínios, passaram a pagar uma taxa administrativa descontada em folha de pagamento.  “A maioria dos moradores passa dos 60 anos e não tem mais como realizar financiamentos. E os 29 anos que moramos, não contam?”, questiona a jornalista Adeilde Marques.

Ela mostrou os contracheques da época e disse que os descontos eram feitos em folha de pagamento com o termo “Ipes - empreendimento imobiliário”. Depois a taxa descontada foi transformada em aluguel denominado “Ipes Aluguel” e a administração passou a ser feita por um morador funcionário do Ipes.

Adeilde Marques ainda diz que os moradores contrataram um advogado e querem a suspensão do leilão, a resolução do financiamento dos moradores mais antigos que não tem como financiar por conta da idade e que o Estado reveja a situação, como aconteceu na Bahia e no Distrito Federal. “O governo da Bahia viu que a situação era complicada e beneficiou os condôminos”, ressaltou.

Conforme o presidente em exercício do Sergipe Previdência, Wilson dos Santos, o edital já foi publicado como manda a lei da concorrência pública, e que os atuais moradores terão preferência na aquisição dos imóveis, como manda o prazo da legislação, o que, segundo ele, já é um grande benefício. “Estamos aguardando o direito de preferência até o dia 28 de janeiro e depois publicaremos novamente o edital com os imóveis restantes”, destacou.

Wilson dos Santos informou que o condomínio foi construído para gerar renda ao Ipes através de aluguel, mas que há três tipos de moradores: os que já têm mais de dez anos sem pagar, os que têm pouco tempo sem pagar e os que estão quites com os aluguéis.

Também foram colocados à venda duas casas localizadas na rua de Itabaiana, três terrenos no bairro Grageru,  e mais uma casa na cidade de Neópolis.

Mais Notícias de Cotidiano
Cedida ao i9Sergipe
07/11/2024  18h16 Caminhão e carro do Conselho Tutelar colidem em Campo do Brito
Incidente ocorreu próximo à Prefeitura; motorista do caminhão deixou o local sem aguardar a polícia
Waldemir Barreto/Agência Senado
07/11/2024  17h27 Petrobras negocia com Laércio termos do PATEN para o setor de gás natural
Ajustes no relatório buscam desconcentrar o mercado de gás natural e reduzir os preços
Ascom Semac
07/11/2024  17h06 Governo de Sergipe realizará Conferência do Meio Ambiente em 2025
Portaria determinou que evento será entre 15 de janeiro e 15 de março
Emsurb/Reprodução
07/11/2024  16h24 Pré-Caju 2024: Emsurb realiza isolamento de equipamentos turísticos na Orla
Visa garantir a proteção do patrimônio público durante mais uma edição da festa
Marcos Rodrigues/ASN
07/11/2024  15h48 MPSE pede para que Sergipe elimine irregularidades em parque estadual
O MPSE avaliou que o Estado tem desrespeitado a legislação ambiental; entenda

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado