Anvisa aprova novo tratamento para condição sanguínea rara | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde e bem-estar
Anvisa aprova novo tratamento para condição sanguínea rara
Medicação é indicada para adultos e crianças a partir dos 13 anos; entenda
Cotidiano | Por Agência Brasil 12/02/2025 15h40


A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), condição sanguínea rara.

A medicação é indicada para pacientes adultos e pediátricos, com 13 anos ou mais, e com peso corporal de pelo menos 40 quilos (kg).

De acordo com a Roche Farma Brasil, fabricante do crovalimabe, trata-se do primeiro tratamento subcutâneo com aplicação rápida de baixo volume e simples administração (a cada quatro semanas) disponível no Brasil.

Entenda
A HPN afeta cerca de 3,5 mil pessoas no Brasil e 20 mil em todo o mundo. Em pacientes diagnosticados com a doença, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo sistema complemento, uma parte do sistema imunológico que atua como primeira linha de defesa contra infecções.

O quadro pode causar sintomas que variam desde anemia e fadiga até insuficiência renal e coágulos sanguíneos associados à trombose, principal causa de complicações e óbitos relacionados à HPN.

Quando não tratada, a mortalidade em pacientes com HPN severa é de aproximadamente 35% em cinco anos.

“Inibidores de C5, como o crovalimabe, bloqueiam a parte final da cascata do sistema complemento e têm se mostrado uma intervenção eficaz e segura, sendo utilizado por mais de 15 anos como padrão de tratamento”, destacou a Roche.

De acordo com a farmacêutica, o medicamento também está sendo avaliado para o tratamento da síndrome hemolítico-urêmica atípica e da anemia falciforme, dentre outras.

O crovalimabe já foi aprovado em países como Japão, Estados Unidos e Reino Unido, além dos Emirados Árabes Unidos e do Catar, para o tratamento de pacientes com HPN.

Mais Notícias de Cotidiano
MEC
12/02/2025  18h18 TCU decide liberar pagamentos do programa Pé-de-Meia
Redes Sociais/Reprodução
12/02/2025  18h05 Funcionários são afastados após agredir homem em situação de rua em rodoviária de Aracaju
Freepik/ilustrativo
12/02/2025  16h51 MPSE recomenda ações para combater poluição sonora no Carnaval de Itaporanga D’Ajuda
Igor Matias
12/02/2025  16h17 Cresce o custo médio de construção em Sergipe no mês de janeiro
Michel de Oliveira
12/02/2025  15h11 Prefeitura de Aracaju altera horário do corredor de ônibus na Hermes Fontes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado