Alunos do Programa ‘Novos Rumos’ recebem certificado
Cotidiano 02/12/2011 18h02Por Míriam Donald
Na manhã desta sexta-feira (02), a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou solenidade de entrega de certificados como representação dos 23 municípios sergipanos que enquadram o programa ‘Novos Rumos’. Na solenidade foram entregues certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a 500 alunos que integraram o programa de qualificação profissional “Novos Rumos” que capacita 2.720 pessoas.
O programa foi lançado em agosto de 2011 e procura resgatar a autoestima da população de baixa renda, oferecendo cursos para que estes estejam habilitados a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
De acordo com a Eleonora Cerqueira da Graça, diretora do Departamento de Renda e Cidade e responsável pelo programa, o ‘Novos Rumos’ veio acoplar todas as capacitações, a política de qualificação profissional que antes estava dividida entra a secretarias como a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Hoje os ‘Novos Rumos’ passa a ser a política do governo do Estado executada em conjunto pela Secretarias. Temos a certificação na área de informática em parceria com a Secretaria da Educação. Nós disponibilizamos o curso de informática em nove escolas estaduais, onde 900 alunos foram qualificados”, frisa.
Ainda de acordo com ela, o projeto está trazendo um coroamento de uma ação executada agora em 2011 e o projeto prosseguirá em 2012. “O importante é que iremos remeter os alunos que foram qualificados às entidades representativas do setor produtivo do estado. Queremos dar a essas pessoas o conhecimento ao empresariado, na qual foram qualificadas e esperamos contar também com a parceria do empresariado convocando esse jovens para o mercado de trabalho”, pontua Eleonora.
Parcerias e Benefícios
Em parceria com o Governo do Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferecem cursos de capacitação gratuitamente para jovens e adultos. Segundo Abel Gomes da Rocha, presidente da Federação do Comércio e responsável pela rede Sesc/Senac, só neste ano, 19 cursos foram ofertados. “Esperamos que no ano de 2012 possamos retornar com um maior números de municípios. O Senac possui um banco de oportunidades onde esses alunos serão incluídos”, diz ele.
Dentre os cursos disponibilizados pelo Senac, pode-se destacar o de cabeleireiro, bolos e tortas, corte e costura, cozinha, design etc. Já o Senai oferece cursos voltados para as áreas de construção civil, eletricidade, pintor imobiliário, informática, entre outros.
O aluno Joedson Gonzaga de Souza, beneficiado pelo programa há 3 meses, se sente satisfeito com a capacitação em pedreiro de estruturas. “É uma oportunidade única que o governo e as escolas de ensino profissionalizante disponibilizam para que tenhamos uma oportunidade no mercado de trabalho. É bom estar aprendendo mais uma profissão, para enfrentarmos o dia a dia”, ressalta.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia