Alunos do Programa ‘Novos Rumos’ recebem certificado
Cotidiano 02/12/2011 18h02Por Míriam Donald
Na manhã desta sexta-feira (02), a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou solenidade de entrega de certificados como representação dos 23 municípios sergipanos que enquadram o programa ‘Novos Rumos’. Na solenidade foram entregues certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a 500 alunos que integraram o programa de qualificação profissional “Novos Rumos” que capacita 2.720 pessoas.
O programa foi lançado em agosto de 2011 e procura resgatar a autoestima da população de baixa renda, oferecendo cursos para que estes estejam habilitados a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
De acordo com a Eleonora Cerqueira da Graça, diretora do Departamento de Renda e Cidade e responsável pelo programa, o ‘Novos Rumos’ veio acoplar todas as capacitações, a política de qualificação profissional que antes estava dividida entra a secretarias como a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Hoje os ‘Novos Rumos’ passa a ser a política do governo do Estado executada em conjunto pela Secretarias. Temos a certificação na área de informática em parceria com a Secretaria da Educação. Nós disponibilizamos o curso de informática em nove escolas estaduais, onde 900 alunos foram qualificados”, frisa.
Ainda de acordo com ela, o projeto está trazendo um coroamento de uma ação executada agora em 2011 e o projeto prosseguirá em 2012. “O importante é que iremos remeter os alunos que foram qualificados às entidades representativas do setor produtivo do estado. Queremos dar a essas pessoas o conhecimento ao empresariado, na qual foram qualificadas e esperamos contar também com a parceria do empresariado convocando esse jovens para o mercado de trabalho”, pontua Eleonora.
Parcerias e Benefícios
Em parceria com o Governo do Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferecem cursos de capacitação gratuitamente para jovens e adultos. Segundo Abel Gomes da Rocha, presidente da Federação do Comércio e responsável pela rede Sesc/Senac, só neste ano, 19 cursos foram ofertados. “Esperamos que no ano de 2012 possamos retornar com um maior números de municípios. O Senac possui um banco de oportunidades onde esses alunos serão incluídos”, diz ele.
Dentre os cursos disponibilizados pelo Senac, pode-se destacar o de cabeleireiro, bolos e tortas, corte e costura, cozinha, design etc. Já o Senai oferece cursos voltados para as áreas de construção civil, eletricidade, pintor imobiliário, informática, entre outros.
O aluno Joedson Gonzaga de Souza, beneficiado pelo programa há 3 meses, se sente satisfeito com a capacitação em pedreiro de estruturas. “É uma oportunidade única que o governo e as escolas de ensino profissionalizante disponibilizam para que tenhamos uma oportunidade no mercado de trabalho. É bom estar aprendendo mais uma profissão, para enfrentarmos o dia a dia”, ressalta.
Artista não consegue retomar a carreira musical por conta de um contrato vitalício
Das 48 cidades cadastradas, 15 subiram de categoria de acordo com avaliação do Ministério do Turismo
Suspeito, que já tem histórico criminal, confessou a prática dos crimes
Neste projeto foram contempladas as três maiores pontes do estado
Projeto percorrerá pelo menos 16 municípios, com exibições prioritariamente em praças públicas