Agência Nacional de Águas autoriza aumento da vazão de Xingó
Medida será adotada em caso de risco de contaminação da água Cotidiano 14/10/2019 17h10 - Atualizado em 14/10/2019 17h38A Agência Nacional de Águas (ANA) informou nesta segunda-feira (14) que decidiu autorizar o aumento da vazão na hidrelétrica de Xingó (AL/SE), que atualmente é de aproximadamente 800m³/s, para uma vazão de 1.300m³/s. A decisão foi tomada após reunião de avaliação da situação do Baixo São Francisco, em virtude do surgimento das manchas de óleo próximas à região.
A medida somente será adotada, caso a análise ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) identifique risco de contaminação da água do rio pelo óleo na região próxima à foz.
Segundo o superintendente Especial de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Rocha, caso a medida preventiva seja necessária, as águas que passam por Xingó, que é a fio d'água (não possui reservatório), levarão cerca de 50 horas para chegarem à foz do Velho Chico na divisa entre Alagoas e Sergipe, já que a hidrelétrica está a 179 km da foz do rio. "Caso seja necessário, o aumento da vazão em Xingó causará um incremento na geração hidrelétrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco sem comprometer a segurança hídrica na região", explicou.
Isso porque foi limitada a duração da medida, caso o IBAMA peça a entrada em vigor da nova vazão. O volume útil do reservatório de Sobradinho somente poderá ser reduzido em 1 ponto percentual. A barragem acumula um volume útil de 34,47%. Há um ano o reservatório estava com 24,04% de seu volume útil.
Abastecimento de Água
Durante a reunião, foi informado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade ( Sedurbs) que segundo informações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a situação do abastecimento de água no estado está dentro da normalidade. Ainda de acordo o órgão, foi intensificado o monitoramento nas captações de água do rio São Francisco e preventivamente serão colocadas telas de proteção.
Fonte: Sedurbs
Obra tem valor de R$ 19,9 milhões e contemplará 6,3 quilômetros de extensão da via
Tríduo em preparação a festa teve início nesta quarta (25) na paróquia Santo Antônio, em Aracaju
Objetivo é garantir mais segurança hídrica e qualidade de vida à população da capital sergipana
Gestão já prepara um novo eixo para 2025, visando destacar participação de alunos da rede
O concurso da CMA, realizado em 5 de dezembro de 2021, já convocou 214 aprovados até o momento